Brasil | 15 de agosto de 2017 15:28

Fórum Nacional dos Juízes Criminais reúne 250 magistrados em Florianópolis


Cerca de 250 magistrados, entre eles representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, participaram na última semana, em Florianópolis (SC), do I Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc). O evento, que contou com o apoio da AMB, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB, teve como foco o aprimoramento da Justiça Criminal e o enfrentamento ao crime organizado.

Durante o evento, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, afirmou que a magistratura vive um momento tenso e que, mais do que nunca, a classe precisa estar unida. “Há um movimento muito claro de retaliação ao Judiciário. Não imaginávamos tanta corrupção e tanta gente graúda presa. Isso, claro, tem consequências. Por isso temos que estar unidos para enfrentar os desafios. A sociedade merece um Judiciário forte, firme e independente”, disse.

O Fórum surgiu no começo do ano em uma mobilização de juízes criminais. A principal finalidade do encontro foi o aperfeiçoamento, a uniformização de procedimentos, a disseminação de boas práticas e o acompanhamento de propostas legislativas e implementação de políticas públicas da área criminal.

O Fonajuc resultou na criação de uma comissão legislativa, que acompanhará propostas de reforma do Código Penal. Dois documentos registraram essa importante participação: a Carta de Florianópolis e os Enunciados.