A reportagem do jornal O Globo “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”, vencedora do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos (categoria Reportagens Jornalísticas), ganhou na quinta-feira (6) o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, na categoria Jornalismo Escrito, em cerimônia realizada em Buenos Aires, na Argentina.
A série do repórter Vinicius Sassine revelou que, entre 2013 e 2015, a FAB recusou transporte a 153 órgãos destinados ao transplante. No mesmo período, foram autorizadas 716 viagens de políticos.
As reportagens, de 2016, resultaram na decisão do presidente Michel Temer em manter pelo menos uma aeronave da FAB para o transporte de órgãos. Depois da medida, o jornal mostrou que, em apenas três semanas, a reserva de aviões viabilizou 14 transplantes – como o de Ana Júlia, de 8 anos, que recebeu um novo coração e pode voltar a sorrir.
Em sua quinta edição, o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde recebeu um total de 489 trabalhos provenientes de 18 países da América Latina.
A premiação é uma iniciativa dos Laboratórios Roche na América Latina em parceria com a Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-Americano –FNPI-, que busca reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade sobre os temas de Saúde na América Latina.
Leia aqui a íntegra das reportagens.
Veja todos os vencedores do 5º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos.