O 13º Festival Gastronômico de Búzios, na Região dos Lagos, começa nesta sexta-feira e vai até o dia 26. Ne nessa edição, que terá a participação de 60 restaurantes — um recorde do evento —, o público poderá degustar pratos de frutos do mar a R$ 15 em cinco pontos do balneário: Ruas das Pedras e Manoel Turíbio de Farias, no Centro; Porto da Barra e Espaço Domme, em Manguinhos; e, na Orla Bardot. Os restaurantes oferecem ainda entradas e sobremesas a R$ 10 cada uma. Além desta sexta, o festival acontece em mais três dias (19, 25 e 26).
Uma das novidades deste ano é a cachaçaria, uma tenda que servirá caipirinhas com cachaças de qualidade produzidas no Estado do Rio. Será uma prévia do Festival da Cachaça que será realizada pela primeira vez em setembro no Porto da Barra, o novo ponto da gastronomia buziana. As degustações com preços do festival poderão ser feitas das 20h à meia-noite.
Os pescadores de Búzios vão participar. Vão montar a mesa da cozinha “africana”, uma das culinárias que influenciaram a gastronomia local através dos quilombolas, e a mesa dos “chefs mirins”, formada por estudantes de gastronomia da cidade, que tradicionalmente servem uma sobremesa. O secretário estadual de Turismo, Cláudio Magnavita, disse que neste ano o evento terá um diferencial:
— Por causa da Copa do Mundo, a Região dos Lagos está cheia de turistas de várias nacionalidades, principalmente argentinos. Boa parte resolveu esticar a estadia para participar do festival, que é muito divulgado na Argentina — disse Magnavita.
Já o secretário municipal de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, acredita que 30 mil pessoas vão passar pelos restaurantes nos quatro dias do festival. Diferentemente dos outros locais, o festival na Praça da Praia dos Ossos será sempre das 13h às 17h. Presidente do Búzios Convention, Luis Guedes disse que os hoteleiros vão apoiar o festival oferecendo pacotes especiais para os turistas nos dois próximos fins de semana.
‑ A cidade fica em festa e, as ruas bastante movimentadas – lembra o produtor do Festival, Gil Castelo Branco, que prevê taxa de ocupação de 90 nos hotéis e pousadas do balneário.
Durante o festival, os materiais plásticos servidos pelos restaurantes serão biodegradáveis e haverá coleta, de hora em hora, pela cooperativa de catadores de lixo da cidade. Pela primeira vez o festival terá, na Orla Bardot quanto a na Rua das Pedras, instalações com fotos de Brigite Bardot, a atriz que projetou o balneário internacionalmente há 50 anos.
‑ Além disso, a Praça da Praia dos Ossos, local histórico da cidade, receberá o festival pela primeira vez mantendo o formato de degustações, mas com outras atrações que inclui show musical de artistas locais.
Mais informações: http://www.festbuzios.com.br/
Fonte: O Globo