A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, se reuniu na sexta-feira, dia 22, com magistrados e diretores-gerais para mais uma Reunião de Análise de Estratégia (RAE) do Poder Judiciário fluminense. O objetivo do encontro foi apresentar e avaliar os resultados das diretorias-gerais e órgãos administrativos do TJRJ do último trimestre, correlacionando os dados com as metas estratégicas, determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça, e operacionais, criadas e monitoradas pelo próprio tribunal. Também foram debatidas as metas do CNJ para 2014 e o plano quinquenal (2015-2020) estabelecido pelo conselho.
Para a presidente do TJRJ, a reunião é mais um exemplo da forma inovadora de gestão do TJRJ. “A governança judiciária precisa ter um olhar para o futuro, calcado na sustentabilidade, na gestão do diálogo e na possibilidade de implantar políticas de curto, médio e longo prazos”, disse a desembargadora Leila Mariano.
Das metas estabelecidas para este ano, o TJRJ já bateu algumas antes mesmo do fim do ano forense. Uma das determinações é a de julgar pelo menos 90% dos processos distribuídos em 2008 nas Turmas Recursais e na 2ª instância. O tribunal já alcançou um total de 111% de processos julgados. Outras metas estão em andamento, como a de julgar uma quantidade maior de processos do que distribuídos este ano. Até o momento, o TJRJ alcançou um índice de 96,12%.
Para o ano que vem, o TJRJ já estabeleceu suas metas de ação. Algumas delas são: o aumento de 20% do número de unidades judiciais com processo eletrônico e a implementação da gestão de custos.
Após a análise das metas do Poder Judiciário nacional e do TJRJ para o ano que vem, os diretores-gerais fizeram suas prestações de contas estratégicas e operacionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ