Notícias | 23 de outubro de 2013 14:22

Justiça fluminense apresenta menor número de casos criminais pendentes

No Justiça em números 2013, levantamento elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de reafirmar o compromisso do Poder Judiciário brasileiro com a transparência, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi apontado como a corte estadual de grande porte com o menor número de casos criminais pendentes.

Segundo o levantamento, em 2012, ano-base do estudo, o Judiciário fluminense tinha um total de 221.085 processos da área criminal em aberto. Em relação à movimentação dos processos criminais, no ano passado, o TJRJ concluiu o julgamento de 293.559 casos, enquanto a soma de processos novos de conhecimento criminal foi de 266.933.

O Justiça em Números 2013 foi realizado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, nos tribunais de todo o País, nas esferas estadual, federal e trabalhista. O estudo também revelou que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro alcançou, em 2012, resultado máximo de produtividade, registrando 100% de eficiência, segundo o Índice de Produtividade Comparada (IPC-Jus) (veja aqui a matéria).

O relatório revelou, ainda, que os magistrados do TJRJ são os que mais produzem entre as cortes estaduais de grande porte. De acordo com a planilha de indicadores de produtividade da justiça estadual, o Judiciário fluminense figura em primeiro lugar na carga de trabalho dos magistrados. Segundo os dados, no Rio de Janeiro, cada magistrado foi responsável no ano passado por 2.882 sentenças ou decisões terminativas de processo, e o número de processos baixados por magistrado foi de 2.919 (confira aqui a matéria).

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ