A Procuradora de Justiça Adir Maria de Andrade Equi apresenta a exposição de artes plásticas “Constructus II”, com curadoria de Luiz Alberto Zúñiga e textos de Paulo Sergio Duarte e Didier Semin. A exposição permanece, até 14 de setembro, na Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida, em Ipanema. O endereço é Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema.
Veja os textos de Paulo Sergio Duarte e de Didier Semin em francês ou português.
Constructus II
Na presente obra – resultado de uma pesquisa realizada ao longo dos últimos anos – tem sido utilizado principalmente um dos mais tradicionais materiais de suporte para pintura: o linho cru francês. Também a madeira e, mais recentemente o vidro e a tela de linho transparente, que ensejaram a parede a fazer parte da poética da obra. No processo plástico escolhido, a questão suporte/pintura adquiriu a importância com a total ausência de elementos pictóricos, enfatizando as formas criadas e a natureza do material adotado.
Quase todos os suportes de pintura são utilizados, estabelecendo-se um diálogo constante entre a tradição da pintura e de suas questões, sem, no entanto, praticá-la.
Também se buscou a abertura e a expansão que provam que a escala menor foi tão somente parte inicial de um projeto que, após, procurou a extensão dos meios usados, o desdobramento e a dinamização das formas no espaço.
Assim de total acerto, o afirmado pelo saudoso Reynaldo Roels: “Para além da marca construtiva que eles evidenciam os trabalhos, secundariamente, apontam para um problema adicional, a historicidade de seu meio, a pintura”.
Após sete anos, um elemento novo foi introduzido na poética da obra: a cor. Através de um processo manual de tintura (pãte pigmentaire dissolvida em água a cem graus) o linho puro é fervido, chegando a resultados muitas vezes imprevistos. Por vezes a tela recusa o tratamento aplicado ocasionando “manchas inesperadas”. Por outras o tingimento é absorvido plenamente, não interessando este resultado as questões discutidas no trabalho. É dessa pluralidade de acontecimentos que a obra se nutre. Ao contrário do que normalmente ocorre na pintura, não há controle do resultado desejado. No presente processo, extraem-se dos materiais suas potencialidades por meio de sua imprevisibilidade. Da mesma forma, o obtido nas tonalidades das cores escolhidas.
Continuamos a fazer referência à pintura sem, no entanto, praticá-la.
No momento, há um retorno às escalas reduzidas para a realização de colagens com técnica de marcheteria, trabalhando-se neste caso tão somente com linhos tinturados.
O Pós-Modernismo se mostra pródigo e eclético, amplo de possibilidades, acolhendo fotógrafos, escultores e ainda pintores, artistas cuja contemporaneidade -consiste em trabalhar criativamente os meios tradicionais, renovando procedimentos estéticos. Também é este o nosso projeto.
Adir Maria de Andrade
Nascida no Estado do Rio de Janeiro, onde reside e trabalha. Formação na E.A.V. Parque Lage através dos cursos com João Magalhães, Luiz Ernesto, Anna Bella Geiger, Iole de Freitas, Carli Portela, Nelson Leirner, Regina Silveira, José Maria Dias Cruz, João Goldberg, Reynaldo Roels Jr., Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiaralle, e Franz Manata. Cursou em 2002 / 2006 a École Nationale Supérieure des Beaux-Arts em Paris onde frequentou o atelier do Prof. Michel Giminiagni e aos cursos “Art, folie et pauvreté: L’éloge moderne de la déraison” e “Marcel Duchamp: L’art a l’ere de la reproduction” do Prof. Didier Semin. No fim de 2004 e no correr de 2005/2006 também trabalhou no atelier de Abraham Pincas na referida escola. Foi convidada a fazer parte da equipe de artistas do Atelier Beaux-Arts da Prefeitura de Paris. Possui obras nas coleções particulares de Arthur Pontes Teixeira (RJ), Hélio Rocha Miranda (RJ) e Décio Callares (SP) e nos acervos do Centro Cultural Cândido Mendes, Centro Cultural Camperj e Centro Cultural IBEU.
Principais exposições
2013 Constructus II (individual) – Galeria de Arte Maria de Lourdes Mendes de Almeida – Rio – RJ
2012 Esculturas: Seleção de Acervo (coletiva)– Galeria do Centro Cultural Cândido Mendes – Rio RJ
2010 Tempo.Tempo. Tempo (individual simultânea) Galeria 1 – Parque Lage – Rio – RJ
2009 Galeria do Convento – Rio – RJ.
2008 Constructus (individual) – Galeria do Centro Cultural do IBEU – Rio – RJ
2007 Zona Oculta – Entre o público e o privado – CEDIM – Rio – RJ.
2007 Zona Oculta – Entre o público e o privado – Centro Cultural SESC Nova Iguaçu – RJ.
2007 Forma e Construção III (individual) – Centro Cultural da A.M.A.E.R.J. – Rio – RJ.
2006 Salão da X Bienal de Santos de Artes Visuais (por seleção, entre 40 artistas dos 764 inscritos) – SP.
2006 Forma e Construção II (individual) Pequena Galeria – Centro Cultural Cândido Mendes (por seleção) – RJ.
2006 Forma e Construção (individual) Salão Furnas Cultural (por seleção, entre 8 artistas dos 140 inscritos) – RJ.
2005 Grau Zero (individual), por seleção. Galeria Maria Martins – Rio – RJ.
2005 Fronteiras (individual). Galeria Cândido Portinari – UFRJ – RJ.
2005 Imagem e Superfície – Galeria Principal da Escola de Artes Visuais – Parque Laje – Rio – RJ.
2005 20 por 20 – Lugar de encontro – Atelier da Imagem – Rio – RJ.
2004 Salão dos Novíssimos (por seleção) – IBEU ( Instituto Brasil Estados Unidos) – Rio – RJ.
2004 Salão dos Selecionados de 2004 da UniversidArte – Júri composto por Luiz Camillo Osório e Reynaldo Roels Jr. – Galeria Maria Martins – Universidade Estácio de Sá – Rio – RJ.
2004 Exposição coletiva Posição 2004 – Escola de Artes Visuais do Parque Lage – RJ.
2002 Exposição Coletiva: “Territórios Demarcados” – Instalação: Limites Imprecisos Galeria Maria Martins – RJ.
1997 “Picture Show” St Joseph’s University – Philadelphia – USA.
Fonte: Texto de divulgação