A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promoverá em 13 cidades do país a 4ª edição da Caminhada Negra, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. No Rio de Janeiro, o evento acontecerá em 30 de novembro.
Magistrados e familiares associados à AMB podem se inscrever no evento pelo link bit.ly/ivcaminhadanegra gratuitamente. As vagas são limitadas.
A iniciativa tem o objetivo de resgatar a memória afro-brasileira, a história e a cultura do povo negro na formação do Brasil. No ano passado, a Caminhada Negra aconteceu em um trecho da Pequena África, no Centro do Rio, com a presença de guia.
Na ocasião, o grupo partiu do Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, passou pelo Morro da Conceição, Largo de São Francisco da Prainha e Pedra do Sal até o Cais do Valongo, sítio arqueológico do porto de receptação de africanos escravizados e atual patrimônio histórico da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
A caminhada também será realizada em São Paulo (SP), Salvador (BA), São Luís (MA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Aracaju (SE), Olinda (PE), Belo Horizonte (MG), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Teresina (PI) e Brasília (DF).
Enajun
Em Salvador, a Caminhada Negra acontecerá no dia 20 de novembro, acompanhando o calendário do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun). O encontro visa promover atividades científicas e políticas (palestras, oficinas e manifestações), junto ao coletivo de juízes e juízas negros, outras instituições e a sociedade.
A reunião do Enajun acontecerá na capital baiana nos dias 21 e 22 de novembro e terá quatro painéis que abordarão os seguintes temas: “Racismo e novas tecnologias”, “Cosmovisão Quilombola, Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Religiões de Matrizes Africanas”, “Protocolo de julgamento com perspectiva racial – violência, trabalho e população negra” e “Futuro, Racismo Ambiental, Infância e Juventude, enfrentamento de violências”.
Leia também: Órgão Especial aprova homenagem póstuma à juíza Flavia Machado Pereira
Presidente da AMAERJ prestigia a inauguração do retrato da desembargadora Cristina Gaulia na EMERJ
Juíza Cláudia Márcia Vidal cria projeto de inclusão no Cejusc do Méier