TV AMAERJ | 17 de junho de 2015 18:35

Juízes do Rio realizam maior cerimônia de casamento civil homoafetivo do mundo

Os juízes Raquel de Oliveira, André de Souza Brito, Monique Abreu David, Mylene Gloria P. Vassal e Priscila Abreu David celebraram a união de 160 casais homoafetivos, no Pier Mauá, em 23 de novembro de 2014. Assista ao vídeo inédito do evento, que também teve a participação do presidente da Amaerj, Rossidélio Lopes, e da desembargadora Cristina Gaulia. O casamento fez parte do projeto “O Amor é Legal”, uma iniciativa do Programa Estadual Rio Sem Homofobia em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio.

O vídeo tem produção da Platz e como produtor executivo Estevão Fortes. Na ocasião, Rossidélio Lopes parabenizou os magistrados envolvidos no evento. “Os juízes trabalharam de graça em vários finais de semana para regularizar os processos de cada um e se disponibilizaram a realizar a cerimônia. Somente o Rio de Janeiro seria capaz de fazer isso, por ser um estado de vanguarda”, afirmou.

Segundo a juíza Raquel de Oliveira, desde que os tribunais superiores admitiram o casamento homoafetivo, o Judiciário vem dando suporte aos casais na regularização dos casamentos. “Nós tomamos a frente para que a Justiça não abandone as pessoas por falta de lei específica. O juiz não pode deixar de solucionar um conflito ou de fazer justiça por uma lacuna da lei. O juiz deve buscar, nos princípios gerais do direito – principalmente no princípio maior que é a dignidade humana, uma forma de fazer justiça. Não se pode negar às pessoas os direitos que elas têm, porque ninguém pode ter direitos diferentes por religião, sexo, cor ou qualquer outra situação. A Associação dos Magistrados não compartilha com qualquer discriminação”.

| Juízes do Rio realizam maior cerimônia de casamento civil homoafetivo do mundo

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj