Loading

TSE entrega medalhas para ministros, desembargadores e servidores

  • Home
  • Notícias
  • TSE entrega medalhas para ministros, desembargadores e servidores

Ministro Fux homenageou pessoas que fizeram importantes contribuições ao TSE | FOTO: TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, condecorou nove personalidades com a medalha da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil, em cerimônia nesta sexta-feira (8), no Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), no Rio de Janeiro. A comenda homenageia pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral.

Os ministros substitutos do TSE Og Fernandes, Sérgio Banhos e Carlos Horbach, além dos desembargadores fluminenses Milton Fernandes, presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ); Carlos Eduardo da Fonseca Passos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ); e Antônio Boente, ex-presidente do TRE-RJ receberam a medalha.

O diretor-geral do TSE, Rodrigo Fleury; o assessor de segurança Carlos Eduardo Vidal e a telefonista aposentada Marileide Santos foram condecoradas no grau Comendador pela colaboração com o TSE durante suas trajetórias profissionais. 

Leia também: Justiça itinerante: juízes julgam casos de violência doméstica no interior do País

Chanceler do Equador é eleita presidente da Assembleia Geral da ONU

Fifa cria ferramenta para denunciar ações que violem os direitos humanos

“Assis Brasil, nas suas passagens escritas, revelava uma virtude cívica; o seu pensamento e a sua alma sempre voltados para o desenvolvimento da República brasileira. Assis Brasil debruçou-se de forma incansável em pensar um novo Brasil e semear a renovação do nosso sistema eleitoral. A inspiração dessa comenda decorre exatamente do seu exemplo do compromisso com a coisa pública, da coragem de sonhar uma terra maior, como todos nós devemos e, acima de tudo, pelo desenvolvimento que empreendeu não só à Justiça Eleitoral, mas, mais importante do que isso, à própria democracia brasileira”, discursou Fux.

Depois de receberem as medalhas, os convidados visitaram a exposição “A Justiça Eleitoral e o Caminhar da Democracia no Brasil”, que ficará aberta no CCJE (R. Primeiro de Março, 42 – Centro, Rio de Janeiro) até agosto de 2018. A mostra apresenta uma narrativa da evolução da democracia no Brasil nos últimos 85 anos, sob a perspectiva da trajetória institucional da Justiça Eleitoral. Ela contém cinco núcleos, delimitados cronologicamente da Segunda à Sexta República, e descreve as diferentes configurações político-eleitorais do país no período.

Medalha Assis Brasil

Comenda da Ordem do Mérito

Criada em 2015, a medalha da Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país. Com o Barão do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis, que garantiu ao país a posse do estado do Acre.

Além homenagear juristas eminentes ou outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em prol da Justiça Eleitoral e do Direito, a condecoração também tem como objetivo agraciar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral, ou que, de qualquer modo, tenham contribuído para o engrandecimento, internamente ou no exterior, do país, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, constituindo exemplos para a coletividade.

Ao todo 144 pessoas já foram condecoradas com a medalha da Ordem do Mérito desde sua criação.

Fonte: TSE