Loading

Prêmio Innovare lança 16ª edição com destaque à defesa dos direitos humanos

  • Home
  • Notícias
  • Prêmio Innovare lança 16ª edição com destaque à defesa dos direitos humanos

Foi lançada nesta quinta-feira (21/3), às 11h, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a 16ª edição do Prêmio Innovare. Neste ano haverá o Prêmio Destaque, com o objetivo de realizar “a promoção e a defesa dos direitos humanos”. As outras categorias têm tema livre. As inscrições estão abertas no site da entidade.

O tema do Prêmio Destaque foi escolhido pela direção e pelo Conselho Superior do Innovare e pela presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em homenagem aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, celebrados em 10 de dezembro de 2018. 

Leia também: Polícia prende suspeitos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes
Pedidos de refúgio de venezuelanos sobem para mais de 400 mil no mundo
Agressões a mulheres aumentam em 20% no mês do Carnaval

“Este documento inspirou muitas constituições no mundo, inclusive a brasileira. O tema direitos humanos, além de atual, é universal e muito caro à sociedade, razão pela qual o Innovare optou por homenageá-lo durante o ano de 2019”, disse o diretor-presidente do Instituto Innovare, Sérgio Renault.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, durante a cerimônia de lançamento do prêmio Innovare — Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Durante a solenidade de lançamento, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, destacou que o projeto já integra a história do sistema de Justiça e da democracia brasileiras.

“Apesar de termos evoluído muito neste campo dos direitos humanos, a marginalização e a discriminação de gênero, de raça, apresentam-se como grandes óbices à concretização plena do ser humano”, afirmou. 

Criada em 2004 e mantida pelo Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos, a premiação se propõe a identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento, modernização e bom funcionamento da Justiça no Brasil. Ao longo dos anos, o prêmio recebeu cerca de 6,9 mil trabalhos e premiou 213 práticas.

A comissão julgadora que escolherá os premiados é composta de 31 jurados. Também participam representantes de entidades da advocacia, da magistratura, do Ministério Público, de defensores públicos e de procuradores da República. O presidente do Conselho Superior é o ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto.

Fonte: Conjur e Innovare