Loading

Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos repercute na imprensa

  • Home
  • Notícias
  • Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos repercute na imprensa
Tribuna do Ceará contou sobre a rotina das seis melhores escolas públicas do Ceará | FOTO: Jéssica Welma

A escolha dos finalistas da categoria Reportagens Jornalísticas do 6º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos está repercutindo na imprensa nacional. A notícia foi publicada nos portais Globonews, R7, Repórter Brasil e Tribuna do Ceará. Os três primeiros colocados receberão troféu e premiação em dinheiro. Os demais receberão menções honrosas. A cerimônia será no Tribunal Pleno do TJ-RJ, nesta segunda-feira (6), a partir das 18h. 

Reportagens de Época, Globonews, Record, Repórter Brasil e Tribuna do Ceará são finalistas do Prêmio

A emissora Globonews anunciou no final do Jornal GloboNews – Edição das 13h que a reportagem “Quem matou Duda?”, sobre o assassinato da estudante Maria Eduarda (Duda), de apenas 13 anos, dentro de uma escola na Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante três meses, os produtores Vania Cunha e equipe investigaram o caso e mostraram o envolvimento de policiais militares no crime. Eles revelaram, com exclusividade, que o tiro que atingiu Duda partiu do fuzil usado pelo cabo Fábio de Barros Dias.

portal R7 também noticiou a que a reportagem “As Casa da Escravidão”, exibida no programa Câmera Record, está entre as finalistas do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Durante três meses, os repórteres Romeu Piccoli, Ana Haertel, Daniel Motta e o editor Marcelo Magalhães flagraram 22 confecções clandestinas explorando pessoas de todas as maneiras na Grande São Paulo. A produção também venceu o Prêmio Nacional de Jornalismo do Ministério Público, na categoria Telejornalismo. 

O portal Repórter Brasil anunciou em suas redes sociais a participação de “Campo em Guerra”, de Thais Lazzeri e equipe entre os finalistas do 6º Prêmio AMAERJ. A série de reportagens conta que sobre a guerra de forças desiguais em batalhas por terra e recursos naturais no interior do Brasil. O País já é campeão mundial em assassinatos de líderes do campo e o número de pessoas envolvidas em conflitos no Brasil é equivalente ao de sírios em deslocamento interno devido a guerra civil. 

O portal Tribuna do Ceará concorre com o reportagem “Vale da Rapadura” que mostra a rotina de seis das 24 escolas públicas que estão nas primeiras colocações no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil. Em quatro anos, o portal já venceu 14 prêmios de jornalismo. Participaram da produção Jéssica Welma (Reportagem e Fotos), Roberta Tavares (Entrevista), Nasion Frota (Filmagens), Mayara Kiwi (Design), Adriano Paiva (Animação) e Rafael Luiz Azevedo (Edição). 
 
Leia também:
Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli reúne trabalhos acadêmicos, humanitários e jurídicos
Raquel Dodge será a homenageada no Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos