Loading

Pesquisadoras doaram parte do valor recebido do Prêmio AMAERJ

  • Home
  • Notícias
  • Pesquisadoras doaram parte do valor recebido do Prêmio AMAERJ

A pesquisa sobre o reassentamento coletivo em comunidade no interior no Maranhão foi a vencedora do 8º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, na categoria Trabalhos Acadêmicos. Idayane da Silva Ferreira, que assina o trabalho com Roseane Arcanjo Pinheiro, fala do impacto da pesquisa na comunidade de Piquiá de Baixo no sexto vídeo da série.

“A premiação teve repercussão muito positiva. Ajudou a divulgar a luta de Piquiá de Baixo para o reassentamento e também a denunciar os impactos causados pelas siderúrgicas”, contou a pesquisadora no vídeo, acrescentando que parte do valor recebido no prêmio foi doado para a Associação de Moradores local.

O trabalho “Piquiá em Açailândia – MA: A luta pelos direitos humanos e a conquista do reassentamento coletivo” mostra o processo de mobilização da comunidade de Piquiá de Baixo, localizada em Açailândia (Maranhão), que luta há mais de dez anos pelo reassentamento em local longe da poluição causada por siderúrgicas.

A comunidade sofre com os impactos ocasionados pelas atividades da cadeia minero-siderúrgica que tiveram início no município na década de 1980. Foi na mobilização coletiva que os moradores puderam enfrentar os impactos e as violações de direitos humanos, construindo uma história de resistência e promoção da cidadania.