Loading

Mortes em confrontos com a polícia aumentam em fevereiro

  • Home
  • Notícias
  • Mortes em confrontos com a polícia aumentam em fevereiro

As mortes por confrontos nunca foram tantas quanto neste último mês de fevereiro. A polícia do Rio matou, segundo estatística divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), 145 pessoas em 28 dias, média de cinco mortes a cada 24 horas.

Somando-se os meses de janeiro e fevereiro, 305 pessoas morreram em confrontos com as polícias fluminenses. Entre as operações da Polícia Militar (PM) que inflaram a estatística de fevereiro está a realizada no dia 8 nos morros do Fallet (no Rio Comprido) e dos Prazeres (em Santa Teresa), quando 13 homens foram mortos.

Leia também: Prêmio Innovare lança 16ª edição com destaque à defesa dos direitos humanos
Polícia prende suspeitos dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes
Pedidos de refúgio de venezuelanos sobem para mais de 400 mil no mundo

O Estado do Rio registrou este ano o menor número de homicídios dolosos no mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 1991. Segundo o ISP, ocorreram 319 assassinatos no mês passado, uma queda de 27,7% em relação aos 441 casos de fevereiro de 2018. Fevereiro foi o mês com menor quantidade de vítimas desde agosto de 2015, que teve 326 casos. No acumulado de janeiro e fevereiro deste ano, foram 705 homicídios – menor número para o bimestre também nos últimos 28 anos.

Apenas em fevereiro, houve queda do índice em todas as regiões do Estado. A menor redução de homicídios dolosos foi na Baixada Fluminense: 13,6%. A maior queda, no interior do Estado, onde os registros caíram 34,5%. A capital teve queda de 31,9% nos casos, passando de 119 homicídios em fevereiro de 2018 para 81 este ano. Em números absolutos, a região que engloba Niterói, São Gonçalo e Maricá apresentou a menor estatística: 33 ocorrências.

As áreas dos batalhões 2º (Botafogo) e 17° (Ilha do Governador) não tiveram qualquer homicídio em fevereiro deste ano. Na região do 31º BPM (Recreio), houve duas mortes no mês passado, contra sete em fevereiro de 2018.

Dos 39 batalhões do Estado, 28 apresentaram queda no índice, quatro mantiveram o mesmo número de registros de fevereiro de 2018 e sete verificaram aumento no número de homicídios.

Fonte: O Globo