Loading

Iphan tornará Sistema Agrícola Quilombola um patrimônio cultural brasileiro

  • Home
  • Notícias
  • Iphan tornará Sistema Agrícola Quilombola um patrimônio cultural brasileiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhecerá, nesta quinta-feira (20), o Sistema Agrícola Tradicional Quilombola do Vale do Ribeira (SP) como Patrimônio Cultural Brasileiro. O reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido em parceria com as comunidades quilombolas. Entre 2014 e 2017, o Instituto Socioambiental (ISA) e as comunidades redigiram o dossiê para iniciar o processo de análise de reconhecimento do Iphan.

Leia também: Inscrições para Prêmio Patrícia Acioli abertas até dia 22
MDH inclui comunicadores no programa de proteção aos defensores dos direitos humanos
Plataforma reúne dados sobre violência contra mulheres

“O reconhecimento é um incentivo a mais para cobrar do governo a implantação de políticas públicas em nossos territórios. Ter mais uma garantia para a nossa agricultura quilombola. Os municípios também vão valorizar mais a nossa produção, quem sabe compram para a merenda escolar. Para as comunidades, sabemos que é uma conquista a mais da nossa luta”, disse Elvira Morato, do Quilombo São Pedro.

Para os quilombolas do Vale do Ribeira, o reconhecimento é um marco de fundamental importância para todos os quilombos do Brasil.

 “O sistema agrícola quilombola ser reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro é um modo de ganhar liberdade. O registro é mais uma ferramenta para combater a desigualdade e fortalecer as comunidades e seu modo de vida. Que seja uma ferramenta para combater a desigualdade. Assim como o sol nasce para todos, que assim seja a nossa liberdade”, celebrou Osvaldo dos Santos, do Quilombo Porto Velho.