Cultura | 15 de fevereiro de 2018 11:04

Visita guiada ‘Da Pedra ao Palácio’ será realizada no sábado, 24

FOTO: Divulgação

O Museu da Justiça realiza no sábado (24), a visita guiada “Da Pedra ao Palácio”, a partir das 16h, com entrada franca. Ao longo do percurso, arte-educadores apresentam a arquitetura, a história, as funções e algumas curiosidades dos antigos Palácios da Justiça do Rio de Janeiro (Rua Dom Manuel, 29, Centro, Praça XV) e de Niterói (Praça da República, s/nº, Centro), de forma lúdica, dinâmica e interativa.

Leia também: Empresas de energia e telefonia foram as mais processadas no RJ em janeiro
Zona oeste do Rio terá sala para atender mulheres vítimas de violência

Criado para estimular o visitante a refletir, cultivar e disseminar valores de Justiça, o programa é voltado para crianças a partir de 10 anos, adolescentes e adultos de todas as idades, o programa. O Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ) faz agendamentos de grupos de até 40 pessoas pelos (21) 3133-3368 e ccmj.educativo@tjrj.jus.br, para o Rio; e (21) 3002-4284 e ccmj.niteroi@tjrj.jus.br, para Niterói.

O visitante tem chance de vivenciar a experiência de um júri simulado no Salão Histórico do I Tribunal do Júri. Em outro espaço, o público é estimulado, a partir de um jogo com palavras, a pensar sobre a relatividade da verdade; o piso do palácio formado por pedras brancas e pretas transforma-se em um grande tabuleiro, onde os pés dos visitantes são as peças do jogo, conforme suas respostas sobre suas atitudes no seu dia-a-dia, em casa, na escola, no trabalho, na cidade, no convívio com regras sociais, eles colocar-se-ão nas pedras brancas ou pretas.

Desde março de 2017, quando o programa foi lançado no Rio, a visita “Da Pedra ao Palácio” foi realizada 107 vezes, por 93 grupos com 2.876 participantes.