Brasil | 24 de abril de 2018 13:43

Vice da AMB, Nelson Missias é eleito presidente do TJ-MG

O desembargador Nelson Missias de Morais foi eleito, nesta segunda-feira (24), presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) para o biênio 2018-2020. Ele assume no lugar do desembargador Herbert Carneiro, que morreu em 6 de abril. Nelson Missias é vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da AMB e foi presidente da AMAGIS (Associação dos Magistrados Mineiros) de 2007 a 2009.

“Ouvirei todos para que possamos melhorar a estrutura dos juízes e ter uma Justiça mais célere e cidadã. Quero trabalhar lado a lado com as associações. Não me esquecerei jamais daqueles que fazem a nossa estrutura funcionar”, disse o novo presidente.

Leia também: Em 26 painéis, Simpósio em Harvard apresentou desafios do século 21 a juízes brasileiros
Jungmann cobra dados e ameaça represar dinheiro para segurança do Rio
Coalizão Eleitoral cria núcleo para fiscalizar propaganda na internet

Na diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros, Nelson Missias atuou com a presidente da AMAERJ e vice-presidente Institucional da AMB, Renata Gil, em diferentes momentos, principalmente na interlocução com os parlamentares no Congresso, em pautas como o extrateto, a reforma da Previdência e o projeto do regime de recuperação fiscal dos Estados.

“A interlocução com as instituições, com o Parlamento e com o Poder Executivo é fundamental. Não temos como caminhar se não fizermos uma boa interlocução, e ela será feita de forma republicana, sem subserviência, cada um respeitando o espaço do outro”, afirmou Nelson Missias depois da votação.

O magistrado foi eleito com 69 votos dos 124 desembargadores do Tribunal Pleno. Também concorreu ao cargo o desembargador Carlos Levenhagem (ex-conselheiro do CNJ), que recebeu 52 votos. A posse de Nelson Missias será em 29 de junho.

O TJ-MG está sendo presidido pelo 1º vice, Geraldo Augusto de Almeida, desde 28 de fevereiro. Na ocasião, Herbert Carneiro se afastou do cargo por recomendações médicas. O então presidente tinha câncer.

Novo presidente

Foto: Robert Leal/TJ-MG

Nelson Missias de Morais nasceu na cidade de João Pinheiro, em Minas Gerais. É pós-graduado e especializado em Direito Penal e Processual Penal. É professor de Direito Penal e Processual Penal do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Efef (Escola Judicial Des. Edésio Fernandes / TJ-MG).

Magistrado de carreira, é desembargador desde 2010, membro da 2ª Câmara Criminal do TJ. Como juiz de Direito passou pelas comarcas de Açucena, Mantena, Governador Valadares e Belo Horizonte, onde foi juiz de Direito Sumariante do 1º Tribunal do Júri.

Veja a nova administração do TJ-MG:

Foto: Robert Leal/TJ-MG

PRESIDENTE:
Nelson Missias de Morais

PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE:
Afrânio Vilela

SEGUNDA VICE-PRESIDENTE:
Áurea Brasil

TERCEIRA VICE-PRESIDENTE:
Mariângela Meyer

CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA:
Saldanha da Fonseca

VICE-CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA:
Corrêa Camargo

MEMBROS DO ÓRGÃO ESPECIAL:
Gilson Soares Lemes
Amorim Siqueira
Edison Feital Leite
Wanderley Paiva
Renato Dresch
Alexandre Santiago

MEMBRO DO ÓRGÃO ESPECIAL, QUINTO CONSTITUCIONAL, CLASSE ADVOGADO:
Moacyr Lobato

MEMBRO DO CONSELHO DA MAGISTRATURA:
Estevão Lucchesi
Wilson Benevides
Mônica Libânio

MEMBRO DO CONSELHO DA MAGISTRATURA, QUINTO CONSTITUCIONAL, CLASSE ADVOGADO:
Otávio Portes

(Com informações do TJ-MG e da AMAGIS)