AMB | 03 de julho de 2018 15:07

Vice da AMB, Nelson Missias toma posse na presidência do TJ-MG

Desembargador Nelson Missias com a presidente da AMAERJ, Renata Gil, e o presidente da Apamagis, Fernando Bartoletti

O desembargador Nelson Missias de Morais é o novo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). Vice-presidente de Planejamento Estratégico da AMB, ele tomou posse na sexta-feira (29) para o biênio 2018/2020. A presidente da AMAERJ e vice-Institucional da AMB, Renata Gil, esteve presente à cerimônia, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).

Também tomaram posse os desembargadores Afrânio Vilela (1º vice-presidente e superintendente judiciário), Áurea Brasil (2ª vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – Ejef), Mariangela Meyer (3ª vice-presidente e superintendente da Assessoria de Gestão da Inovação – Agin), Saldanha da Fonseca (como corregedor-geral de Justiça) e Corrêa Camargo (vice-corregedor-geral de Justiça).

Leia também: Estados Unidos aprova lei que beneficia Judiciário brasileiro
Certificados de habilitação para adoção são entregues pela 2ª Vara de Infância
Prorrogado para o fim de julho sorteio de iPad pela AMAERJ

No discurso, Nelson Missias revelou que nem mesmo “no mais audacioso sonho”, quando ainda era um adolescente de 15 anos, “ao iniciar seu trabalho como office boy de dona Leosina Pacheco, no Fórum Olímpio Borges, de Patos de Minas, poderia imaginar que estava dando o primeiro passo para estar hoje assumindo a Presidência do Tribunal de Justiça da nossa querida Minas Gerais, o segundo maior Tribunal do Brasil”.

Em seu primeiro pronunciamento à frente do TJ-MG, Missias falou sobre o atual momento do País e a importância de o Judiciário garantir a democracia. “O Judiciário é por excelência o poder calibrador das tensões sociais, e deve ser capaz de solucionar conflitos de conteúdo social, político e jurídico. Devemos produzir Justiça e contribuir para o equilíbrio social na nossa esfera de atuação”, analisou.

Os desembargadores membros da nova direção do TJMG | Foto: Renata Caldeira

A presidente Renata Gil afirmou que foi um momento emocionante nas histórias da magistratura mineira e do associativismo.

“Nelson Missias tem a inspiração e competência necessárias para conduzir a Justiça nessa quadra em que se tenta abalar a independência judicial e de grave crise financeira. Sua formação humanística conduzirá o Tribunal para um tempo de união e fortalecimento das instituições. Tenho a felicidade de participar dessa conquista do amigo Nelson”, disse.

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, também esteve presente na cerimônia. Para ele, Missias é uma das maiores lideranças nacionais da magistratura.

“Sempre ligado ao associativismo, está comprometido com as causas da Justiça. Seu prestígio ficou demonstrado pelas autoridades presentes e pelo enorme número de presidentes de associações de magistrados, diretores da AMB e ainda pelo enorme contingente de magistrados de primeiro e segundo graus que compareceram para saudar Nelson Missias e demais integrantes empossados. Há muita esperança nessa nova equipe dirigente que assume o TJMG a quem parabenizamos, todos amigos, com histórico de trabalho em prol do Judiciário mineiro e nacional”, afirmou.

Trajetória de Nelson Missias

Nelson Missias assina termo de posse | Foto: Robert Leal/ TJMG

Nelson Missias de Morais nasceu na cidade de João Pinheiro, em Minas Gerais. É pós-graduado e especializado em Direito Penal e Processual Penal. É professor de Direito Penal e Processual Penal do Curso de Formação Inicial de Juízes Substitutos da Efef (Escola Judicial Des. Edésio Fernandes / TJ-MG).

Magistrado de carreira, é desembargador desde 2010, membro da 2ª Câmara Criminal do TJ. Como juiz de Direito passou pelas comarcas de Açucena, Mantena, Governador Valadares e Belo Horizonte, onde foi juiz de Direito Sumariante do 1º Tribunal do Júri. Ele também foi presidente da AMAGIS (Associação dos Magistrados Mineiros) de 2007 a 2009.

Nova administração do TJ-MG

RESIDENTE:
Nelson Missias de Morais

PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE:
Afrânio Vilela

SEGUNDA VICE-PRESIDENTE:
Áurea Brasil

TERCEIRA VICE-PRESIDENTE:
Mariângela Meyer

CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA:
Saldanha da Fonseca

VICE-CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA:
Corrêa Camargo

MEMBROS DO ÓRGÃO ESPECIAL:
Gilson Soares Lemes
Amorim Siqueira
Edison Feital Leite
Wanderley Paiva
Renato Dresch
Alexandre Santiago

MEMBRO DO ÓRGÃO ESPECIAL, QUINTO CONSTITUCIONAL, CLASSE ADVOGADO:
Moacyr Lobato

MEMBRO DO CONSELHO DA MAGISTRATURA:
Estevão Lucchesi
Wilson Benevides
Mônica Libânio

MEMBRO DO CONSELHO DA MAGISTRATURA, QUINTO CONSTITUCIONAL, CLASSE ADVOGADO:
Otávio Portes

*Com informações da AMB e do TJ-MG