AMAERJ | 16 de fevereiro de 2018 11:57

Varas Cíveis voltam ao Fórum Central segunda-feira

As varas Cíveis (da 21ª à 29ª) que estavam temporariamente na Cidade Nova voltam para o Fórum Central nesta segunda-feira (19). As novas instalações, com corredores mais iluminados, ambientes climatizados, cartórios, salas de audiência e gabinetes maiores, integram o projeto de readequação do espaço. A economia será de aproximadamente R$ 1 milhão por mês.

Leia também: Plantão Judiciário registra 720 atendimentos no Carnaval
Posse da nova diretoria da AMAERJ acontecerá em 26 de fevereiro
Governo decide fazer intervenção na Segurança Pública do Rio

As varas de Família voltaram em janeiro. As obras foram recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para valorizar o 1º grau de jurisdição. Juiz auxiliar da presidência do TJ-RJ e responsável pelas obras de readequação, Marcello Rubioli, afirmou que as intervenções terminarão em abril com o retorno das varas de fazenda pública e da Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados (DGTEC) para o Fórum Central.

“Somente com a volta das varas cíveis nesta etapa, economizamos mais de R$ 1 milhão por mês com aluguel do prédio da Cidade Nova, transporte, entre outros gastos. Com a remodelação do quinto andar do Fórum Central, terminaremos a readequação em abril”, disse Rubioli.

Histórico
As obras das varas cíveis, de família, fazenda pública, registro público e execução penal começaram em 1º de setembro de 2014 e as serventias foram deslocadas para a Cidade Nova. Na 1ª fase foram reformados mais de 11 mil m² e as obras concluídas em janeiro de 2017, quando as novas instalações de 36 varas foram inauguradas. 

A readequação da infraestrutura abrange as redes hidráulica, elétrica, de telefonia e lógica, a regularização e substituição do sistema de esgoto sanitário e águas pluviais, ampliação dos espaços físicos destinados às serventias judiciais, sistema de climatização das serventias e dos corredores.

“Visitei as antigas instalações e muitos magistrados sequer tinham um toilette dentro dos gabinetes. Desejamos que enfim tenhamos condições dignas nas varas cíveis. Essa concretização se estende aos serventuários, aos advogados e a toda a sociedade que frequenta o fórum do Rio de Janeiro”, disse a presidente da AMAERJ, Renata Gil, à época.