Destaques da Home | 02 de agosto de 2017 11:43

‘Vamos instalar no Rio uma academia jurídica como em Harvard’, diz Fux

Antigo Palácio da Justiça | Foto: TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou, nesta terça-feira (1), a cessão de área do antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel, para a Faculdade de Direito da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). “Vamos instalar no Rio uma academia jurídica como em Harvard, para qualificar juízes e servidores com doutorado, mestrado e pós-graduação”, disse o ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Fux fez o anúncio para os estudantes do “Curso de Especilização em Direito Público e Privado” da EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro), em aula magna na segunda-feira (31).

Conforme informação divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, nesta quarta-feira (2), o projeto começou a ganhar forma para resgatar a UERJ, onde os ministros Luiz Fux e Luís Roberto são professores e Joaquim Barbosa deu aula. Inicialmente, se mudará para o antigo Palácio da Justiça a pós-graduação e depois toda a Faculdade de Direito.

O resgate vem sendo costurado há meses por um grupo ex-professores e ex-alunos que se destacaram na vida profissional. O projeto é oferecer condições materiais melhores aos alunos da Faculdade de Direito sem mexer na grade curricular.

O prédio sedia a AMAERJ e outras instituições como a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), a Mútua dos Magistrados, o IMB (Instituto dos Magistrados do Brasil), a ABATERJ (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal), o CCPJ (Centro Cultural do Poder Judiciário) e a ESAJ (Escola de Administração Judiciária).

O palácio foi inaugurado no então Distrito Federal, em 6 de novembro de 1926, com a finalidade de abrigar a chamada Corte de Apelação. Durante mais de oito décadas abrigou vários tribunais. Entre 2009 e 2010, foram realizadas obras de restauração. No prédio, estão preservados o I Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos e o Salão dos Espelhos.

Ministro Luiz Fux

I Tribunal do Júri | Foto: TJ-RJ