Justiça Eleitoral | 06 de junho de 2018 11:52

TSE assina acordo com 10 partidos para combater fake news

* O Globo

Fux disse que os 25 partidos restantes também devem aderir ao acordo | Foto: TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, recebeu na tarde desta terça-feira (5) representantes de dez partidos políticos. As legendas assinaram um termo de colaboração para a “manutenção de um ambiente eleitoral imune de disseminação de notícias falsas”.

Subscreveram o documento as seguintes siglas: DEM, PCdoB, PSDB, PDT, PRB, PSC, PSD, PSL, PSOL e Rede.

Leia também: Ministros e desembargadores recebem Comenda do TSE
TJ-RJ conclui cadastro de 56 mil presos no BNMP
ARTIGO: Singela homenagem ao mestre Barbosa Moreira: miradas no CPC/15

Segundo Fux, os 25 partidos restantes não o fizeram por “questões de ordem prática”, mas devem aderir ao acordo em um seminário internacional que será realizado pelo TSE. O tribunal não avisou previamente às legendas que o encontro desta terça incluiria a assinatura do termo.

“Temos órgãos preparados para o combate das fake news. Órgãos de prevenção, de repressão, mas, mais importante que isso, são os órgãos de colaboração, porque colaboram por patriotismo, por amor ao Brasil”, disse Fux.

No texto acordado, os partidos “se comprometem a manter o ambiente de higidez informacional, de sorte a reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso no próximo pleito, atuando como agentes colaboradores contra a disseminação de fake news nas eleições de 2018”.

Fux ressaltou que o termo não prevê qualquer sanção em caso de descumprimento. De acordo com ele, é uma cooperação “simbólica”. “São termos que encerram compromissos éticos. Então, essa colaboração é uma colaboração dos homens de bem.”

O presidente do TSE disse que o tribunal contará, durante as eleições, com vários conselhos e a colaboração da Polícia Federal, das plataformas de redes sociais e da imprensa.

“A preocupação (com as fake news) é mundial. Tivemos exemplos recentes de democracias bem aperfeiçoadas e não queremos que isso se repita no Brasil.”

Acesse a íntegra do termo de compromisso.

Fonte: O Globo