Justiça Eleitoral | 18 de dezembro de 2017 10:39

TSE aprova resoluções para eleições de 2018

* Jota

Foto: TSE

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou na manhã desta segunda-feira (18/12) as instruções que vão reger as eleições de 2018. O relator, ministro Luiz Fux, anunciou que terá uma minuta específica para regulamentar o voto impresso. Ele também afirmou que, além das medidas repressivas para combater as fake news, o TSE terá uma estrutura preventiva contra as notícias falsas.

“Nós temos previsão de medidas de constrição de bens e restrição de liberdade para aqueles que tiverem em flagrante delito, para quem adotar esse tipo de estratégia deletérie”, afirmou. Há minutas específicas para tratar de temas como o calendário eleitoral, registro de candidatura, pesquisa eleitoral, recibos eleitorais, entre outros.

Leia também: TRE-RJ aprova ato sobre atuação de juízes na fiscalização da propaganda antecipada
TRE articula operações de inteligência contra influência de milícias e tráfico, diz Fonseca Passos
Luiz Fux é eleito presidente do TSE

Segundo Fux, que será o presidente do TSE entre fevereiro e agosto do ano que vem, as instruções ainda podem ser editadas até 5 de março de 2018 e o tribunal irá se aprofundar sobre alguns assuntos até esta data. Em relação ao voto impresso, por exemplo, ele afirmou que será realizada uma audiência pública sobre o tema.

“Talvez seja a inovação mais expressiva desta eleição. Temos que ter anuência de outros poderes, compatibilização orçamentária, enfim, várias questões para atender os anseios da coletividade”, disse.

O ministro Gilmar Mendes afirmou que o voto impresso é uma “situação delicada” e que o Brasil não teria condições de imprimir os votos de todos os eleitores “nem se cortássemos os auxílios moradias de todo país”.

“Precisaríamos de R$ 2 bilhões. Mais do que isso, precisaríamos de tecnologia sobre esse tema. Não temos nem recursos nem condições de fazê-lo. Portanto vamos fazer uma licitação para 30 mil urnas. Essa é realmente a possibilidade do tribunal e vai ter que adaptar as sessões”.

Calendário 2018

Cronograma Operacional

Registro de candidatura

Reclamações e pedidos de resposta 

Pesquisas Eleitorais 

Auditoria de voto 

Propaganda eleitoral

Lacres das urnas 

Gastos

Atos preparatórios para eleições

Fonte: Jota