Notícias | 25 de maio de 2011 13:43

TRE-RJ prepara expansão das Centrais de Atendimento ao Eleitor

A expansão das Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAE) a outros municípios do estado do Rio de Janeiro é uma das metas do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Luiz Zveiter, para os próximos dois anos. De acordo com Zveiter, o objetivo é facilitar cada vez mais o acesso da população aos serviços prestados pela Justiça Eleitoral fluminense.

Por iniciativa conjunta do desembargador e do corregedor regional eleitoral, juiz Antonio Augusto de Toledo Gaspar, um estudo levantou as demandas de municípios com maior concentração de zonas eleitorais. Segundo Ricardo de Oliveira Franco, assessor da Corregedoria, as CAEs criadas vão atender os eleitores de todo o município onde forem instaladas, não apenas os logradouros de abrangência da zona eleitoral.

Empreitadas desse tipo já alcançaram o êxito, como a Unidade de Atendimento ao Eleitor (UAE) da Capital, que funciona no térreo da sede do TRE-RJ e atende indistintamente os eleitores das 249 zonas eleitorais do estado. Desde sua inauguração, em março de 2009, até o fim de abril, a UAE já registrou cerca de 25 mil atendimentos. Desse total, resultaram mais de 17 mil requerimentos, entre operações de alistamento, transferência, revisão e segunda via.

Em Volta Redonda, a CAE foi instalada em outubro de 2009 e difere da UAE por prestar serviços apenas a eleitores cadastrados no município. Lá, 16.606 operações foram contabilizadas em todas as modalidades de requerimento, no período de 15 de outubro de 2009 a 14 de abril de 2011. Em funcionamento desde 28 de abril de 2010, a CAE de Duque de Caxias computou quase 40 mil requerimentos até 26 de abril passado.

Cara nova na internet

A página da internet do TRE-RJ está de cara nova desde ontem. A mudança atende a um compromisso firmado pelo desembargador Luiz Zveiter, ao assumir a presidência do TRE-RJ, de empreender melhorias na infraestrutura e suporte do tribunal. “Foi uma mudança significativa. A página ficou mais atraente e a disposição dos links proporciona aos eleitores uma visualização mais fácil dos serviços prestados pelo tribunal”, comemorou o presidente do TRE-RJ.

A ideia de modificar o design do site partiu do próprio desembargador Luiz Zveiter, que solicitou um visual mais leve. O novo layout tem cores mais sóbrias, que conferem à página principal uma aparência mais formal.

Criada pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), a página traz mais destaque para os serviços e oferece melhor acessibilidade ao mapa, disposto no rodapé sobre um fundo cinza. A área de notícias também ganhou mais realce, com uma televisão onde é possível acessar as informações mais recentes com fotos.

Fonte: Jornal do Commercio