Justiça Eleitoral | 29 de agosto de 2019 12:31

TRE cumpre meta nacional de julgamento dos processos mais antigos

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro

De acordo com o Relatório Justiça em Números 2019, o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) cumpriu a “Meta Nacional 01”, de julgar mais processos que os distribuídos, e a “Meta 02”, de julgar os processos mais antigos. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) na 2ª Reunião Preparatória para o 13º Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.

Para cumprir a meta, os tribunais deveriam julgar, até o fim do ano passado, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 2016. “O destaque alcançado nos indicadores do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] demonstra a produtividade e a eficiência de nosso tribunal eleitoral”, destacou a desembargadora eleitoral Glória Heloiza Lima da Silva.

Leia também: Tribunal de Justiça do Rio é o mais produtivo do país pela 10ª vez
Relatório aponta redução de processos pendentes no Judiciário brasileiro
Associações pedem a Sergio Moro veto ao PL do Abuso de Autoridade

A magistrada representou o TRE-RJ no encontro, com servidores da Assessoria de Planejamento e Gestão (Asplan). Segundo Glória Heloiza, a Justiça Eleitoral tem metas que a integram aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) da agenda 2030 proposta pela ONU para a humanidade, como “a garantia da cidadania, a segurança do sistema eleitoral e o fortalecimento da democracia, com a prevalência do direito de todos”.

“O Poder Judiciário do Brasil é um dos pioneiros na implementação de ações sustentáveis que corroboram para sua concretização. Esta visão nos permite perceber o efeito transformador do futuro do planeta a partir das ações de sustentabilidade e acessibilidade”, disse a magistrada.

Fonte: TRE-RJ

Glória Heloiza Lima da Silva