Destaques da Home | 17 de outubro de 2018 12:23

Para dar conforto ao eleitor, TRE anuncia mudanças no 2º turno

Presidente do TRE-RJ, Carlos Eduardo da Fonseca Passos | Foto: TRE

O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) divulgou, nesta terça-feira (16), medidas para reduzir as filas e dar mais conforto ao eleitor no segundo turno da eleição, no próximo dia 28. O presidente do tribunal, Carlos Eduardo da Fonseca Passos, debateu as mudanças com os juízes eleitorais em reunião na segunda-feira (15).

No encontro, ficou decidido que a Justiça Eleitoral não precisará cadastrar cerca de 3,2 milhões de digitais de eleitores, cujas identidades biométricas foram extraídas do banco de dados do Detran-RJ. Esses eleitores não precisarão se cadastrar em um cartório eleitoral futuramente – o que representará economia de, pelo menos, R$ 12,8 milhões em recursos públicos.

No segundo turno, todos os eleitores continuarão a ser identificados pela digital. Se as digitais não forem reconhecidas após quatro tentativas, o mesário, com a sua digital, liberará o acesso do eleitor à urna eletrônica. Para não dar margem a questionamentos, todos os eleitores terão que assinar o caderno de votação.

Leia também: TJ-RJ inaugura nova Vara de Fazenda Pública
TJ-RJ autoriza o envio de processos ao Grupo de Sentença
CNJ aponta avanço na governança de TI no Tribunal do Rio

Outras mudanças

Os mesários serão treinados novamente, desta vez com mais atenção à identificação biométrica e à organização de prioridades na fila. Serão mantidos quatro mesários por seção eleitoral.

As zonas eleitorais deverão evitar a instalação de mais de uma seção eleitoral por sala. O TRE-RJ orienta que não seja formada uma fila única para mais de uma seção eleitoral.

A sinalização será reforçada: cartazes na entrada dos locais de votação trarão mais informações sobre seções e eventuais mudanças. Nos locais de votação em 2016 que não são mais utilizados pela Justiça Eleitoral deverá haver informações sobre o novo endereço.

Expectativa do desembargador

Para o Tribunal Eleitoral do Rio, a tendência é que a votação do 2º turno seja mais tranquila pelo menor número de candidatos e maior familiaridade com os locais de votação. Na reunião com os juízes eleitorais, o presidente do TRE-RJ destacou a agilidade na contagem dos votos no 1º turno e apostou que os resultados serão melhores em 28 de outubro.

“Nossa expectativa é de que seja ainda mais ágil, pois vamos ampliar o uso de uma nova tecnologia do TSE, denominada JE Connect, que permite a transmissão dos dados por uma rede segura sem fio”, explicou o desembargador.

Fontes: O Dia e G1