Destaques Noticias | 28 de agosto de 2018 17:46

Rio de Janeiro é o Estado com maior acesso à Justiça no país

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação/ TJ-RJ

O Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) é o que apresenta estruturas físicas mais acessíveis à população do Estado, se comparado aos demais tribunais estaduais do país. De acordo com o relatório Justiça em Números 2018, divulgado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nesta terça-feira (27), o Judiciário fluminense é o que possui o maior número de unidades judiciárias por município-sede (cidade que contam com comarcas judiciais). Ao todo, são 7,7 unidades em cada um dos municípios.

Leia também: TJ-RJ doará 1.150 computadores para o município do Rio
Mais produtiva do país, magistratura do Rio é destemida e laboriosa, destaca Renata Gil
Tribunais do país julgaram 103% dos processos distribuídos até junho de 2018

Um total de 88% dos municípios do Rio de Janeiro possuem comarcas. A cobertura é praticamente o dobro da média nacional, de 48,4%. Com isso, 99,6% da população fluminense vivem em municípios-sedes da justiça estadual. O número é bem superior ao total de 83,4%, registrado pelo CNJ na média nacional. O Rio também é destaque entre os tribunais estaduais de grande porte, superando a cobertura de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Percentual da População Residente em Municípios-Sedes de comarca da Justiça Estadual, em 2017, nos principais Tribunais de Justiça do país

RJ – 99,6%

SP – 87,4%

PR – 84,8%

MG – 81,5%

RS – 76,2%

Total Nacional – 83,4%

Fonte: TJ-RJ