Notícias | 11 de dezembro de 2012 14:03

TJ-RJ realiza casamento comunitário em parceria com a Amaerj

Há sete anos o Tribunal de Justiça do Rio realiza no Dia da Justiça um casamento comunitário para oficializar a união de casais de baixa renda. O projeto, idealizado pela desembargadora Cristina Gaulia – diretora de Projetos Sociais da Amaerj -, é vinculado ao Programa Justiça Cidadã e tem o objetivo de promover a proteção da família e a inclusão social. No último sábado, dia 8 de dezembro, 60 casais participaram da cerimônia de conversão da união estável em casamento, no auditório Antonio Carlos Amorim. Parceira do projeto, a Associação doou cestas básicas para os novos casais.

Na abertura da celebração, a desembargadora Cristina Gaulia disse que o evento já virou tradição no TJ. “Este casamento é um projeto especial do Tribunal de Justiça do Rio, o único do país a ter um Departamento de Projetos Especiais (Deape). Estamos criando um novo conceito de magistrados que se encontram com a sociedade civil. Os projetos visam fortalecer a cidadania”, afirmou ela, ao dar boas-vindas aos noivos, amigos e familiares.

Magistrados e atores na cerimônia de conversão da união estável em casamento

A desembargadora Gilda Carrapatoso, que também participou da celebração e compôs a mesa, lembrou os noivos de que o casamento dá direitos imediatos, diferentes da união estável em que se encontravam. “O casamento dá a vocês e a seus filhos direitos imediatos tais como previdenciários, de herança e de pensão, de um lado prático e jurídico”, esclareceu.

A cerimônia foi celebrada pela juíza Bianca Ferreira do Amaral Machado Nigri. Ela alertou os casais sobre os três principais direitos e deveres do casamento: respeito à dignidade humana, diálogo e dever de sustento, com a colaboração mútua. “Eu gosto muito dos projetos  especiais, deste encontro, de poder olhar para vocês e dizer o que sinto”, afirmou.

Os noivos tiveram como padrinhos os atores Juliana Alves e Rodrigo Fagundes, da Rede Globo de Televisão. “Desejo toda a felicidade para vocês. Este é um momento simbólico, de uma história que já está escrita. Aproveitem este momento para renovarem sentimentos”, sugeriu a atriz Juliana Alves. Já Rodrigo Fagundes recomendou lealdade aos casais. “Vocês estão aqui celebrando este momento lindo. Isto é muito raro. Continuem cultivando lealdade”, afirmou.

Além da Amaerj e da TV Globo, o casamento comunitário contou com a parceria do Coral da Corregedoria Geral da Justiça, do maestro assistente Arthur Franco e do cantor solo Horácio Nelson. Os noivos ganharam bolo, foto e DVD patrocinados pelo TJ fluminense.

Entre os casais, estavam  a operadora de caixa Sueli Santana Fernandes, de 30 anos, e o eletricista Luiz Antonio de Oliveira, de 38. Moradores de Santíssimo, eles estavam em união estável há cinco anos e têm dois filhos. “O casamento é muito importante. Eu é que decidi casar”, contou Sueli. A feirante Tatiana Corrêa de Carvalho, de 29 anos, e o motorista oficial Ricardo Lúcio Guimarães, de 46, também  comemoraram a celebração. “Temos um filho e nos gostamos muito”, explicou Tatiana, ao justificar a motivação para o casamento.

Antes da celebração, os casais participaram, em novembro, das audiências de conversão de união estável em casamento coordenadas pela juíza Raquel de Oliveira, 1ª tesoureira da Amaerj. As juízas Daniela Brandão Ferreira, Regina Helena Fábregas Ferreira, Leise Rodrigues de Lima Espirito Santo e Monica Feldman de Mattos também realizaram as audiências.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Amaerj com informações do TJ-RJ | Foto: TJ-RJ