Notícias | 17 de abril de 2012 15:39

TJ-RJ participa de debate sobre agenda da sustentabilidade

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, participou nesta segunda-feira, dia 16, do debate sobre “Agenda da sustentabilidade: ações do Governo para a Rio+20” do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico. O encontro foi realizado no Plenário Barbosa Lima Sobrinho na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, o presidente Manoel Alberto destacou que os prédios que estão sendo construídos pelo Poder Judiciário estadual, em sua gestão, terão teto verde, vidros claros onde for possível, sistema de captação de água fluvial para fazer limpeza dos pisos e vasos sanitários e jardinagem, e bicicletários. “São atitudes concretas saindo do discurso fácil para a tomada de posição que, realmente, de certa forma, colabora com a ecologia”. O desembargador lembrou ainda da necessidade de se combater o desperdício e contou que, desde o mês passado, o Tribunal de Justiça não tem mais contracheques de papel. “Na medida do possível, nós devemos dar o exemplo”, completou.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, explicou que a economia verde nada mais é do que mecanismos econômicos, financeiros, creditícios e organizacionais que viabilizam o desenvolvimento sustentável. “Eu concluo dizendo que esse fórum permanente e esse parlamento podem e devem avançar muito, não só na discussão do que é economia verde, mas com uma série de medidas práticas”, finalizou.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Régis Fichtner, o grande desafio dos próximos anos da humanidade é “como preservar o nosso planeta e ainda assim dar emprego a todas as pessoas, alimentar todos, dar educação, dar segurança, dar saúde, ou seja, como continuar movimentando a economia mundial, preservando com mais eficiência e eficácia o nosso meio ambiente”.

Também estiveram presentes aos debates o presidente da Alerj Paulo Melo; os deputados estaduais Aspásia Camargo e Edson Albertassi; o secretário de Transportes do Estado, Júlio Lopes, entre outras autoridades.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ