AMAERJ | 19 de janeiro de 2018 15:10

TJ-RJ, AMB e AMAERJ promovem visita interativa ao Museu da Justiça

O Museu da Justiça (Centro Cultural do Poder Judiciário) vai apresentar aos magistrados, em uma visita interativa, a arquitetura, a história, as funções e as curiosidades do antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (1926). Promovido em parceria com a ENM (Escola Nacional de Magistrados), da AMB, e a AMAERJ, “Da Pedra ao Palácio – Um percurso interativo ao encontro da Justiça” será nesta segunda-feira (22), às 13h.

O evento começará no Hall do Museu (Rua Dom Manuel, 29, Centro), com a presença da Comissão de Direito e Arte da AMB, do diretor presidente da ENM, Marcelo Piragibe, a coordenadora do Núcleo de Museu Justiça e Memória da ENM e do curso, desembargadora Cláudia Pires, o professor de Educação a Distância (EaD), da ENM, Walter Capanema, a diretora do CCMJ, Silvia Monte, e o professor André Senna.

Leia também: AMB assina convênio com o Instituto Universitário do Rio de Janeiro
Frentas define programação do Ato pela Valorização da Magistratura
Maria Aglaé Tedesco é a nova diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio

Lançada com sucesso em março de 2017, a visita tem recebido grupos de escolas públicas e particulares dos ensinos médio e superior, ONGs, turmas do projeto Justiça Cidadã, e também turmas do “Juristur – Conhecendo o Judiciário”, da AMAERJ.

Em 2017, “Da Pedra ao Palácio” recebeu 2.876 participantes em 107 sessões realizadas. Durante o percurso são desenvolvidos temas em torno da Arte, Cultura, História, Memória, Educação, Justiça, Cidadania e Direito.

O projeto propõe estimular a apreciação estética dos edifícios construídos no início do século 20 para abrigar a Casa da Justiça, a partir da monumentalidade das suas arquiteturas e do simbolismo dos seus ornamentos e provocar a reflexão sobre a construção do Direito e a compreensão do vasto mundo da Justiça e da sua importância para a convivência pacífica na sociedade.