Destaques da Home | 18 de maio de 2017 16:42

‘Somente quatro desembargadores do Rio são negros’, diz Paulo Rangel à TV Globo

O desembargador Paulo Rangel (3ª Câmara Criminal do TJ-RJ) participou, nesta quinta-feira (18), do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo. Primeiro promotor de Justiça negro a ser nomeado desembargador do TJ-RJ, ele contou as dificuldades enfrentadas na carreira. “Dos 180 desembargadores, somente quatro são negros. Quando cheguei, em 2010, era sozinho”, disse.

Morador de Jardim Sulacap (Zona Oeste), Rangel falou sobre seu crescimento profissional. “Meu primeiro emprego foi de porteiro nas Casas Pernambucanas. Tinha feito até o ensino médio. Queria fazer faculdade de Direito, mas não tinha tempo para estudar, nem dinheiro. Fiz concurso para a Polícia Civil e fui ser detetive. Fiz a faculdade de Direito e concurso para o Ministério Público. Como promotor, a vida mudou, com uma condição financeira melhor. O apoio da família foi fundamental.”

Assista aqui à entrevista.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 1,4% dos magistrados brasileiros são negros. No 1º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros, promovido em Brasília na última semana, operadores do Direito defendem a maior presença de negros no Judiciário.