Brasil | 14 de novembro de 2017 16:37

‘Sociedade precisa debater se ativismo é papel do Judiciário’, afirma ministro Salomão

FOTO: STJ

Em um momento em que a sociedade brasileira discute a efetividade do sistema de gestão de políticas públicas e de desenvolvimento social, o Judiciário tem preenchido lacunas que eventualmente surgem ou pela necessidade de respostas mais rápidas do que aquelas oferecidas pelo Legislativo ou pela busca de efetivação de garantias constitucionais, como o direito à saúde e à educação. Agora, essa mesma sociedade precisa debater se o Judiciário deve continuar em seu papel de ativismo ou se, ao contrário, deve voltar-se ao estrito cumprimento da lei.

Leia também: Juízes apresentam trabalhos sobre transexualidade
Juízes vão ao STF contra aumento na alíquota de contribuição previdenciária

Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, o momento é oportuno para que a sociedade manifeste sua expectativa sobre os rumos do Judiciário no tocante ao ativismo. O debate é tema central do seminário Independência e Ativismo Judicial: Desafios Atuais, organizado pelo STJ e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 4 de dezembro, em Brasília. O ministro Salomão e o advogado Henrique Ávila, membro do Conselho Nacional de Justiça, são os coordenadores científicos do evento.

“Pensamos no seminário como uma oportunidade para refletirmos se, efetivamente, o ativismo é papel legítimo do Judiciário. A sociedade precisa debater se deseja a participação desse Poder em temas como a judicialização da política e das relações sociais. O Judiciário deve adotar posições contramajoritárias em temas relacionados a aborto, uso de drogas e mudança de sexo? Devemos realmente tratar de temas controversos nos quais o Legislativo não tem atuação definida? Essa é a reflexão que precisamos realizar”, apontou o ministro.

Ele lembrou que discussões semelhantes já foram enfrentadas em outros países, e agora o Brasil começa a definir quais rumos devem ser tomados pelo Judiciário em relação ao ativismo. Por ser um tema ainda em construção, Salomão destacou que o seminário vai reunir especialistas de diversas áreas, como magistrados, sociólogos, economistas e jornalistas.

“Vamos discutir impactos sociais e econômicos do ativismo e, ao final do encontro, faremos uma reflexão sobre se a atividade judicial realizada para além da legalidade estrita é benéfica ou maléfica à sociedade”, afirmou o ministro.

O seminário

O seminário Independência e Ativismo Judicial: Desafios Atuais será em 4 de dezembro, no auditório externo do STJ, em Brasília. A partir de uma perspectiva contemporânea, o evento reunirá personalidades do meio jurídico, formadores de opinião e especialistas para debater os efeitos e as perspectivas do ativismo no Judiciário brasileiro.

Dividido em quatro painéis, o seminário discutirá temas como os desafios atuais do ativismo judicial, a independência dos magistrados e os impactos econômicos e sociais do ativismo no Judiciário.

As inscrições, que são abertas ao público em geral, podem ser feitas até 1º de dezembro, ou até que as vagas estejam esgotadas.

Clique aqui e faça a sua inscrição.