AMAERJ | 28 de novembro de 2018 14:45

Site da AMAERJ transmite entrega do Diploma Mulher-Cidadã da Câmara dos Deputados

Renata Gil, Marielle Franco, Alzira Soriano, Ana Cristina Ferro Blasi e Mônica Spada e Sousa

A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil, receberá o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2018, nesta quinta-feira (29), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O site da AMAERJ transmitirá a homenagem ao vivo, a partir das 9h. Também serão condecoradas a vereadora do Rio Marielle Franco (in memoriam), Alzira Soriano (ex-prefeita de Lajes, Rio Grande do Norte, in memoriam), Ana Cristina Ferro Blasi (ex-integrante do TRE-SC) e Mônica Spada e Sousa (uma das criadoras do projeto “Donas da Rua”).

Os magistrados estão convidados a participar da solenidade. O prêmio é destinado às mulheres responsáveis por trabalhos ou ações que tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e nas questões de gênero no Brasil. Renata Gil foi a mais votada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em 7 de novembro. Dez mulheres concorriam à premiação.

Leia também: EMERJ homenageia 15 magistrados em dezembro
Magistrados do Rio premiam vencedores do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Sala dos Magistrados é inaugurada no Tribunal de Justiça do Rio

A presidente da AMAERJ foi indicada pela 2ª vice-presidente da Comissão, deputada Laura Carneiro (DEM/RJ). Juíza há 20 anos, Renata Gil é a primeira mulher, já no segundo mandato consecutivo, a presidir a AMAERJ. A entidade é a organizadora do Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos, que chegou à sétima edição neste ano.

Diploma Mulher-Cidadã

Desde a primeira edição do prêmio, em 2004, a Câmara dos Deputados já agraciou 35 mulheres, entre elas Ellen Gracie (primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal) e Zilda Arns (fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança).

Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal pelo Estado de São Paulo, em 1934. Médica, escritora, pedagoga e política, ela participou da Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935. Também fundou a Academia Brasileira de Mulheres Médicas, em 1950.