EMERJ | 22 de março de 2019 20:44

Seminário na EMERJ apresenta práticas de combate à violência de gênero

Mulher vítima de violência | Foto: Moacyr Lopes Júnior/ Folhapress

A EMERJ (Escola da Magistratura do Rio de Janeiro) promoverá, nesta segunda-feira (25), das 9h30 às 17h, o seminário “Práticas institucionais de combate à violência doméstica e ao feminicídio”. Além de magistradas, o evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher contará com a presença de representantes das esferas que atuam na proteção às vítimas de violência.

Inscreva-se aqui. O encontro será aberto pela juíza Adriana Mello, presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero da Escola. Em seguida, o painel “Mãos Empenhadas contra a Violência” terá a participação de duas juízas: Jacqueline Machado, do TJ-MS (Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul) e Katerine Jatahy Kitsos Nygaard, do TJ-RJ (especialista em Gênero e Direito pela EMERJ).

Leia também: Renata Gil participa de seminário sobre mulheres no Judiciário
Tribunal de Justiça do Rio registra 88 feminicídios em 2018
Em artigo, Adriana Mello pede pacto social contra a violência de gênero

O painel seguinte, “Operação Ronda Maria da Penha”, será dividido entre majores da PM Denice Santiago, da Bahia, e Orlinda Claudia Rosa de Moraes, do Rio de Janeiro. A terceira palestra será das defensoras públicas Flávia Nascimento e Simone Estelita, que abordarão a “Defesa da vítima e Feminicídio: missão constitucional da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro”. A última exposição será das promotoras Carla Araujo e Somaine Patricia Cerrute Lisboa, que tratarão do projeto “Vamos Mulherar”.

As inscrições para o evento gratuito estão abertas somente no site da EMERJ. O seminário será no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura (Rua Dom Manuel, 25, 1º andar – Centro, Rio de Janeiro). Veja abaixo a programação completa.