AMAERJ | 07 de março de 2018 14:04

Semana da Justiça pela Paz em Casa reúne 100 pessoas em Nova Iguaçu

A 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa reuniu cerca de 100 pessoas no auditório da AMAERJ na Comarca de Nova Iguaçu-Mesquita, na Baixada Fluminense. O evento foi realizado nesta segunda-feira (5), e organizado pelo juiz Octávio Chagas, presidente da regional da Associação na cidade e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Nova Iguaçu, e pela Secretaria de Assistência Social do município.

Entre as atividades da Semana, está a Escola de Homens, projeto que aplica medidas socioeducativas e visa a reabilitação e a conscientização individual de homens que cometem violência doméstica.

Leia também: Semana de Valorização da Primeira Infância debate boas práticas
Juízes debatem na EMERJ corrupção e impunidade
‘Muito do que é judicializado não precisaria’, diz Cesar Cury ao ‘O Dia’

A Escola aborda temas referentes à família, uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis, hierarquização da relação homem-mulher. A aplicação da Lei Maria da Penha, principalmente as medidas protetivas que podem acarretar na prisão do suposto agressor também fazem parte da programação do projeto.

“O evento foi emocionante. As mulheres dão apoio à escola. Não adianta só condenar os agressores. Temos que empoderar as mulheres e educar os homens”, disse o magistrado.

Foi exibido o longa-metragem “Legítima Defesa”, que conta as histórias de três mulheres que, após um histórico de violência doméstica, tomam uma atitude extrema e matam seus companheiros para sobreviver.

A diretora Susanna Lira, a roteirista Sara Stopazzolli, a produtora Leda Stopazzolli, e a vítima e personagem do filme Ursula Francisco participaram do debate sobre a Semana da Justiça pela Paz em Casa, a atuação do Judiciário e o filme.

“Acredito que estamos contribuindo para a eficiência e a eficácia da Semana pela Paz em Casa nacional, tanto pelo evento quanto pelas audiências realizadas no titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Iguaçu”, avaliou o juiz Octávio Chagas.

Também participaram do evento, a primeira-dama de Nova Iguaçu, Erika Borges; a secretária de Assistência Social do município, Elaine Medeiros; os defensores públicos Glauce Maues e Antônio Carlos.

Ursula Francisco recebe homenagem do juiz Octávio Chagas