Notícias | 16 de março de 2011 15:15

Secretaria de Direitos Humanos da AMB define prioridades e plano de ação

A Secretaria de Direitos Humanos da AMB fez sua primeira reunião nesta terça-feira (15), no Rio de Janeiro, sob o comando da vice-presidente Renata Gil, inspirada no modelo de gestão itinerante adotado na Associação. O grupo deliberou sobre os principais objetivos da Secretaria e o plano de atuação para os próximos meses. O presidente da Associação, Nelson Calandra, também participou do encontro.

A Juíza Renata Gil destacou algumas prioridades da Secretaria definidas hoje. Entre elas, a apresentação de um ofício, na próxima reunião do Conselho de Representantes da AMB, em abril, solicitando a criação de uma Diretoria de Direitos Humanos em todas as Associações do País filiadas à AMB. O documento com o pleito da Secretaria será entregue aos presidentes das entidades.

Além disso, a Secretaria vai organizar um seminário de direitos humanos com enfoque nas Cortes Internacionais. Segundo a vice-presidente, ainda não há data definida para o congresso, e a pauta será definida em uma próxima reunião.

O órgão também definiu que vai oferecer apoio aos Magistrados que têm dificuldades em lidar com questões relacionadas aos direitos humanos. “A ideia é formar uma comissão de Juízes da AMB para auxiliar esses Magistrados em suas decisões que envolvam o assunto”, antecipou a vice-presidente.

Os integrantes da Secretaria e Calandra também se reuniram com a Fundação Ford que se colocou à disposição para colaborar com os projetos desenvolvidos pela AMB. “O resultado de nossas reuniões no Rio foi muito positivo, e o que nos motivou foi ter saído daqui com um plano de ação concreto, com uma linha de trabalho definida. Agora, vamos trabalhar já com vistas à elaboração do 3º Pacto Republicano, um projeto em que fomos convidados a contribuir pelo Ministério da Justiça”, disse Renata Gil.

Também participaram do encontro os diretores da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, Gil Guerra, Fabiana Pasqua e Eduardo Klausner, e a diretora-tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva.

Fonte: ASCOM/AMB