Justiça Eleitoral | 20 de junho de 2018 15:27

Rosa Weber é eleita presidente do TSE; Barroso será o vice

* ConJur

Rosa Weber | Foto: Roberto Jayme/ Ascom /TSE

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, foi eleita nesta terça-feira (19) para comandar o Tribunal Superior Eleitoral pelos próximos dois anos. Atualmente, o ministro Luiz Fux está à frente da corte, em mandato que acaba em 14 de agosto, quando Rosa Weber assumirá a presidência até 2020. Na mesma sessão, o ministro Luís Roberto Barroso foi eleito para o cargo de vice-presidente.

“Eu sei da enorme responsabilidade que me aguarda neste ano de 2018, em que o país se encontra em meio a uma disputa tão acirrada, com tantas divisões”, disse a ministra que presidirá o TSE durante as eleições deste ano.

Leia também: De volta à AMB, presidente da Andes visita a AMAERJ
Associações atuam no Supremo para alterar horário de fóruns da Baixada
AMB e AMAERJ discutem projetos do Judiciário com presidente da CCJ

Rosa Weber disse que “juízes, juízas, servidores, servidoras, cada um, isoladamente, no âmbito das suas atribuições, deve atuar de modo que a instituição possa cumprir seu relevantíssimo papel, que é o de fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia em nosso país”.

A ministra também afirmou ser um “alento” o suporte de Barroso como vice durante a nova gestão, “inclusive na preparação das eleições de 2018”.

Perfil
Ministra do STF desde 2011, Rosa Weber é natural de Porto Alegre (RS). Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1971.

Fonte: ConJur