Notícias | 27 de janeiro de 2012 16:26

Rio de Janeiro é palco de grandes musicais em 2012

Grandes produções de teatro musical dominam os palcos dos teatros nos últimos anos e 2012 não pode ser diferente. Confira quais são as montagens que devem passar pelo Rio de Janeiro:

Em cartaz

Beatles num Céu de Diamantes
Após temporadas de sucesso no Rio de Janeiro, São Paulo e até no exterior, os diretores Charles Möeller e Cláudio Botelho retornam com o musical no Teatro Clara Nunes. Eles transformaram canções do grupo The Beatles num roteiro teatral, com atores-cantores acompanhados por piano, violoncelo e percussão. A peça conta com 50 canções e uma visão leve sobre a obra de grande repercussão ainda nos dias de hoje.

Tim Maia – Vale Tudo, O Musical
O Teatro João Caetano recebe o espetáculo depois do grande sucesso das temporadas no Teatro Carlos Gomes e Oi Casa Grande. O musical baseado no livro de Nelson Motta conta com Tiago Abravanel no papel principal e mostra a trajetória do cantor brasileiro através de suas canções.

4 Faces do Amor
Em cartaz no Teatro das Artes, a montagem que conta com músicas de Ivan Lins não é apenas mais uma comédia romântica musical. A trama conta os encontros e desencontros de Duda e Cacau, como golpes do destino, ciúmes desmedidos, impulsos, fetiches, brigas, alegrias, situações inusitadas e cenas de paixão. Tudo seria simples se Duda não fosse o apelido de Eduardo e, ao mesmo tempo, de Eduarda. E, ainda, se Cacau não fosse o nome pelo qual Cláudia e Claudio são chamados.

A Aurora da Minha Vida – Um Musical Brasileiro
Um dos textos mais encenados da dramaturgia brasileira, A Aurora da Minha Vida, do dramaturgo e diretor paulistano Naum Alves de Souza, volta à cena no Sesc Ginástico em versão musical inédita que comemora os 30 anos da peça. Em cena, oito atores-cantores interpretam as 30 canções compostas exclusivamente para o espetáculo.

Judy Garland – O Fim do Arco-Íris
A intensidade da vida de Judy Garland, imortalizada por seus personagens e canções, dá o tom da montagem em cartaz no Teatro Fashion Mall. A peça é mais um projeto da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho que leva Claudia Netto ao palco para dar vida à diva americana ao lado de Gracindo Junior e Igor Rickli.

Xanadu
O musical ganhou os palcos da Broadway em 2007 e agora chega ao Teatro Oi Casa Grande em versão nacional dirigida por Miguel Falabella, com versões de Artur Xexeo e um elenco formado por Danielle Winits, Thiago Fragoso e Sidney Magal, além de nomes de destaque no meio como Gottsha e Sabrina Korgut.

Emilinha e Marlene – As Rainhas do Rádio
Em cartaz no Teatro Maison de France, o musical retrata a história das duas cantoras em paralelo aos tempos áureos do rádio nacional. A trajetória é contada a partir de 1949, quando a novata Marlene supera a favorita, Emilinha Borba, no concurso A Rainha do Rádio. A vitória da principiante sobre a famosa, conhecida nos palcos do Copacabana Palace, resultou em rivalidade entre as artistas e seus fãs-clubes.

Sassaricando – E o Rio inventou a Marchinha
Sucesso de público e de crítica, o musical chega ao Teatro do Leblon para deixar o público no clima de Carnaval. Idealizado pelo jornalista Sérgio Cabral e pela historiadora Rosa Maria Araújo, o espetáculo faz uma crônica da vida e dos costumes do Rio, por meio do humor e da malícia de quase uma centena de marchinhas de Carnaval.

As Mimosas da Praça Tiradentes
Com texto inédito, a montagem comemora os 30 anos de carreira do autor Gustavo Gasparani e dá continuidade ao trabalho de pesquisa e busca por uma dramaturgia genuinamente brasileira. Em cartaz no Teatro Carlos Gomes, o musical conta o início, o apogeu e a decadência da praça, colocando o Rio de Janeiro como cenário e sua cultura como fonte de inspiração.

Vem aí

Cabaret
Claudia Raia é a protagonista do aclamado musical que chega ao Teatro Oi Casa Grande em março. Ambientada em uma decadente casa noturna de Berlim, a trama do musical gira em torno do relacionamento da inglesa Sally Bowles com o escritor americano Cliff Bradshaw.

O Mágico de Oz
A conhecida história da menina que só deseja voltar para casa e encontra o Homem de Lata, o Leão Covarde e um Espantalho em sua jornada vai ganhar os palcos da cidade ainda no primeiro semestre do ano. No elenco, a jovem Malu Rodrigues, que protagonizou o polêmico musical O Despertar da Primavera, dá vida à Dorothy.

Quase Normal
A versão brasileira do consagrado musical Next to Normal chega ao Brasil com Totia Meirelles no papel principal. A trama retrata uma dona de casa bipolar, sua família e os tratamentos ortodoxos aos quais ela é submetida.

Fonte: Guia da Semana