Destaques da Home | 26 de setembro de 2018 11:03

Ricardo Lewandowski é empossado ministro substituto do TSE

Ministros Ricardo Lewandowski e Rosa Weber | Foto: TSE

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski tomou posse como ministro substituto do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele ocupa a vaga deixada pelo ministro do STF Edson Fachin, que assumiu, em agosto, uma cadeira de titular na Corte Eleitoral. A cerimônia ocorreu no gabinete da presidente do Tribunal, ministra Rosa Weber, na noite desta terça-feira (25).

Ao saudar o colega, Rosa afirmou ter “certeza de que, mais uma vez, o ministro Lewandowski dará contribuição de enorme valor para o povo brasileiro”. 

O novo integrante da TSE lembrou ter vivido bons momentos no TSE. “Aqui me sinto em casa. Neste tribunal, contribuímos para a consolidação da democracia no Brasil”, disse.

Leia também: Tribunal do Rio faz primeira mediação por aplicativo da capital
Toffoli assina MP que reabre prazo para a adesão ao Funpresp-Jud
Secretaria Institucional da AMB define atuação em Brasília

Ricardo Lewandowski já presidiu o TSE de abril de 2010, quando comandou a realização de eleições gerais, a abril de 2012. No mandato, inaugurou a atual sede do Tribunal, em Brasília.

Trajetória

Lewandowski nasceu no Rio de Janeiro em 11 de maio de 1948. Em São Paulo, foi juiz do Tribunal de Alçada Criminal e desembargador do Tribunal de Justiça.

Ministro do STF desde março de 2006, ele é doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e Master of Arts em Relações Internacionais pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, administrada em cooperação com a Harvard University.

Composição

O TSE é composto por sete membros titulares: três ministros do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados indicados pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). A mesma proporção de magistrados titulares – três do STF, dois do STJ e dois indicados pela OAB – é aplicada na composição de ministros substitutos.

Fonte: TSE