Cultura | 24 de abril de 2018 11:30

Revista FÓRUM: Júlio Verne, escritor contemporâneo e futurista

Em edição de gala, Carambaia publica obra inédita do mestre francês

POR SERGIO TORRES

Muito poucos escritores na história da literatura alcançaram tantos leitores quanto o francês Júlio Verne. Os clássicos do autor, mesmo passados 113 anos de sua morte, são ainda cultuados por crianças, adolescentes e adultos de todo o mundo. “Viagem ao Centro da Terra”, “20 Mil Léguas Submarina” e “A Volta ao Mundo em 80 Dias” talvez sejam os livros mais famosos de uma produção que chega a 60 títulos. Mas há tantas outras preciosidades que fica difícil apontar o melhor dele.

Verne se notabilizou pela capacidade de antever inventos e situações que, nas décadas seguintes, viriam a se confirmar – conquista da Lua (“Da Terra à Lua”), viagens às profundezas marítimas (o já citado “20 Mil Léguas”), aparelhos aéreos (“Robur, o Conquistador”).

Leia também: Juízes contra o crime organizado
Fernando Viana afasta risco de intervenção e falência na Oi
Elton Leme, defensor da natureza

Admirado por fãs renomados, como o filósofo francês Michel Foucault (1926-1984) e o literato argentino Julio Cortázar (1914-1984), Verne escreveu ao fim do século 19 um livro que jamais chegara ao Brasil. A lacuna acaba de ser preenchida com a edição de “O Testamento de um Excêntrico” (“Le Testament d’un Excentrique”).

A Carambaia preparou uma edição de gala. Produziu apenas 1.000 exemplares, numerados a mão. Com projeto gráfico do designer Celso Longo, fotografias e mapas ilustram o livro, que tem capa em papel texturizado com serigrafia.

Em artigo na “Folha de S. Paulo”, o jornalista Alcino Leite Neto saúda “O Testamento de um Excêntrico”. “Antes tarde do que nunca”, comemorou ele. Para o jornalista, existe um motivo para o atraso de 118 anos na tradução e lançamento em língua portuguesa. “As principais aventuras do genial escritor, mil vezes reeditadas, infelizmente ofuscaram ‘O Testamento de um Excêntrico’, uma de suas últimas ‘Viagens Extraordinárias’ – essa coleção de mais de 60 romances escritos ao longo de 40 anos, um Himalaia de imaginação literária”, diz Leite Neto, para quem a obra “esbanja humor e ousadia”.

A história do livro se passa nos Estados Unidos. A imaginação de Verne criou um enredo espetacular: um milionário destina sua herança a um dos sete competidores que percorrerão os (então) 49 Estados a partir do lançamento de dados. O escritor transformou o território americano em um tabuleiro. Cada Estado é uma casa. O vencedor da disputa será o herdeiro único dos US$ 60 milhões do ricaço.

Jules Gabriel Verne (Júlio é um aportuguesamento, comum no século 19 e início do 20) nasceu em 8 de fevereiro de 1828, em Nantes, oeste da França. Filho do advogado e magistrado Pierre Verne, tentou seguir a carreira do pai. Formou-se em Direito, mas optou pela escrita, começando com peças para teatro até firmar-se como romancista. O sucesso chegou em 1862, com “Cinco Semanas em um Balão”. Verne morreu em 1905, aos 77 anos. É o escritor mais traduzido de todos os tempos. São contabilizadas edições de seus livros em 150 línguas.

Verne, “O Pai da Ficção Científica”, escreveu obras originais, com previsões precisas do que seria o futuro – novos equipamentos, relações de vida, modificações urbanas. Mas poucas vezes contou histórias passadas muito à frente no tempo. A maioria dos romances são contemporâneos. Livros de aventuras, todos. Alguns, com pitadas de futurologia, com base no que já se conhecia em ciência e tecnologia.

O que Verne fez foi adaptar o conhecimento da época às possibilidades de descobertas e desenvolvimento. Ele não costumava inventar algo inexistente (uma criptonita, por exemplo). Tudo o que previa tinha alicerces científicos, matemáticos e tecnológicos.

Tanta criatividade não poderia deixar de atrair o cinema. Os principais livros foram adaptados para a tela. Alguns são clássicos, como a versão do cineasta Richard Fleischer para “20 Mil Léguas Submarinas”, com Kirk Douglas. O filme ganhou o Oscar de Melhor Efeitos Especiais em 1954. Três anos depois, a adaptação do diretor Michael Anderson para “A Volta ao Mundo em 80 Dias” levou cinco Oscar, entre eles o de melhor filme.

Livros mais conhecidos
1. 20 Mil Léguas Submarinas
2. Viagem ao Centro da Terra
3. Volta ao Mundo em 80 Dias
4. Da Terra à Lua
5. Cinco Semanas em um Balão
6. Os Filhos do Capitão Grant
7. A Ilha Misteriosa
8. Miguel Strogoff
9. Um Capitão de 15 Anos
10. Norte contra Sul

“Invenções” de Júlio Verne
1. Submarino
20 Mil Léguas Submarinas
2. Bomba atômica
Em Frente da Bandeira
3. Helicóptero
Robur, o Conquistador
4. Viagens Espaciais
Da Terra à Lua
5. Automóveis
Paris no Século 21
6. Satélite
500 Milhões da Begun
7. Televisão
O Dia de um Jornalista Americano no Ano 2889
8. Tanque de guerra
A Casa a Vapor
9. Cerca elétrica
O Castelo dos Cárpatos
10. O homem nos polos
Capitão Hatteras

Veja aqui a íntegra da revista FÓRUM.

Fotografia dos EUA no século 19 ilustra “O Testamento de um Excêntrico” | Foto: Library of Congress