CNJ | 16 de julho de 2018 11:45

Reunião no TJ-RJ traça estratégia para Justiça pela Paz em Casa

Encontro reuniu juízes, promotores e defensores no Tribunal do Rio | Foto: Brunno Dantas/ TJ-RJ

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM), do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), realizou reunião preparativa para a 11ª Semana Justiça pela Paz em Casa. O evento é promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em todo o País. Nesta edição, será de 20 a 24 de agosto. O encontro traçou um plano estratégico para a nova edição, que é um esforço concentrado dos tribunais de Justiça para julgar casos de violência doméstica contra mulheres.

“A campanha da Justiça pela Paz em Casa tem o principal objetivo de combater a violência doméstica e ajudar as mulheres vítimas a denunciarem e a procurarem por seus direitos na Justiça”, explica a juíza Adriana Ramos de Mello, titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do TJ-RJ.

Leia também: Asas para o Futuro: Juízas criam projeto para crianças de abrigos
Em nota técnica à LDO, STF reforçou direito dos servidores à reposição salarial anual

O que esperar de Dias Toffoli na presidência do STF

O encontro no TJ-RJ, realizado na segunda-feira (9), foi coordenado pela juíza Adriana Ramos de Mello. Estavam presentes as juízas Luciana Fiala, do 5º Juizado da Violência Doméstica; e Yedda Ching San Filizzola, titular do 4º Juizado de Violência Doméstica de Bangu; além de, entre outros, representantes da Defensoria Pública do estado (defensora Maria Matilde Alonso, coordenadora do Núcleo Especial de Atendimento a Mulher Vítima de Violência de Gênero) e do Ministério Público Estadual (promotora Lúcia Iloízio Barros Bastos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar).

A Semana Justiça pela Paz em Casa é realizada três vezes ao ano: em março, em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres; em agosto, por ocasião do aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha; e em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, criada pela ONU. Nesta edição, o CNJ lançará uma nova identidade visual da campanha com a hashtag #Nãosecale, que deve ser lançada nas redes sociais em 12 de agosto.

Fonte: CNJ