Brasil | 26 de novembro de 2018 16:10

Representantes de países de língua portuguesa debatem corrupção

A cidade de São Paulo recebe, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), o seminário “Combate à corrupção nos países de língua portuguesa”. O encontro é realizado na sede da Apamagis (Associação Paulista de Magistrados) e no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), e promovido pela UIJLP (União Internacional dos Juízes de Língua Portuguesa). Os presidentes Jayme de Oliveira (AMB), Renata Gil (AMAERJ) e Fernando Bartoletti (Apamagis) participaram da abertura, nesta manhã.

O objetivo do encontro é trocar experiências e conhecimento entre magistrados de países lusófonos. Desta vez, o evento contará com a presença do presidente do TJ-SP, desembargador Manoel Pereira Calças, e do ministro Herman Benjamin, diretor-geral da Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados). São previstas as contribuições de representantes dos países integrantes da UIJLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Leia também: Harvard Law School recebe fórum de juízes criminais brasileiros
Renata Gil recebe Diploma Mulher-Cidadã da Câmara na quinta-feira
‘Temos que estudar técnicas de combate à corrupção’, diz vice-presidente do Fonajuc

A UIJLP tem como um dos principais objetivos a defesa da independência judicial e a permuta de conhecimentos e experiências entre os membros. Por isso, seminários e assembleias gerais são realizados anualmente. A cada ano, a reunião ocorre em um país: em 2015 ocorreu em Moçambique; em 2016, no Timor Leste; e, no ano passado, em Portugal.

*Com informações da Apamagis