AMAERJ | 24 de maio de 2019 02:03

Renata Gil recebe Comenda Cruz do Mérito no 7º Enaje

Presidente da AMAERJ recebe medalha em solenidade no 7º Enaje

A presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), Renata Gil, foi condecorada com a Comenda Cruz do Mérito, na abertura do 7º Enaje (Encontro Nacional de Juízes Estaduais), nesta quinta-feira (23). A honraria é concedida pela AMB a quem se dedicou com talento e afinco à melhoria e à valorização do Poder Judiciário e da magistratura brasileira.

“É a consagração de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos, com muito esforço por ser uma atuação concomitante com a AMAERJ, que é uma associação robusta e destacada no cenário nacional. Fico muito feliz de ter esse trabalho reconhecido em um momento especial, que é o Enaje”, disse Renata Gil.

Leia também: Com participação da AMAERJ, começa o 7º Encontro Nacional de Juízes
Esgotadas as vagas no 2º curso ‘Gestão de Processo Eletrônico’
Documentário ‘A Juíza’ estreia no Brasil com sessões gratuitas

Ao todo, 16 magistrados foram homenageados, dos quais 11 mulheres. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, entregou as medalhas e ressaltou a importância de exaltar a presença feminina no Judiciário nacional.

“Essa homenagem nos pareceu, sob certo aspecto, algo novo. Precisamos aumentar o número e a presença delas nas lutas associativas. Faço uma homenagem a essas 11 magistradas e reafirmo a importância de que tenhamos cada vez mais mulheres no Judiciário”, afirmou.

Homenageados com a Comenda Cruz do Mérito | Foto: AMB

Além de Renata Gil, receberam a Comenda Cruz do Mérito as vice-presidentes da AMB Maria Isabel da Silva (Administrativo) e Julianne Marques (Direitos Humanos e presidente da Asmeto); a diretora-tesoureira adjunta da associação, Maria Rita Manzarra; as presidentes de associações Andrea Bunn (Amatra 12), Camila Caldas (Amatra 9), Elayne Cantuária (Amaap), Elbia Araújo (Amab), Jussara Schittler (AMC), Maria Aparecida Gadelha (AMPB) e Vera Deboni (Ajuris).

Também foram homenageados os magistrados Geraldo Dutra de Andrade Neto (diretor de Relações Internacionais da AMB e presidente da Amapar), Frederico Mendes Júnior (coordenador de Justiça Estadual), Miguel Kfouri Neto (assessor da Presidência e ex-presidente do TJ-PR) e os ex-presidentes da entidade Nelson Calandra e João Ricardo Costa.

Conferência de abertura

Em seguida, para encerrar o primeiro dia do encontro, o historiador e escritor Leandro Karnal abordou “Os desafios da magistratura no século 21”. Após exemplificar as transformações da sociedade moderna e seus impactos, ele destacou o papel de fundamental importância dos magistrados.

“O colapso da magistratura na história é o colapso da democracia. Intimidando o juiz, o Estado Democrático de Direito desaba”, afirmou ele. No encerramento do discurso, Karnal falou que, “enquanto houver a vivacidade da área jurídica e da magistratura, há esperança”.

Leandro Karnal durante palestra
Mulheres homenageadas pela AMB
Presidentes de associações presentes no 7º Enaje | Foto: AMB
Magistrados do Rio participam de encontro nacional