AMAERJ | 09 de abril de 2018 14:04

Renata Gil fala à GloboNews sobre sistema penitenciário brasileiro

FOTO: Reprodução GloboNews

Com mais de 600 mil presos em penitenciárias, o Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo. Presidente da AMAERJ, a juíza Renata Gil participou do programa GloboNews Especial, do canal de TV a cabo GloboNews, sobre a superlotação e a situação dos presídios em todas as regiões e como isso impacta diretamente na segurança e na saúde dos presos.

Renata Gil explicou sobre as audiências de custódia e o modelo adotado pelo TJ-RJ em que o magistrado vai até o presídio para avaliar se o detido deve ficar preso ou pode responder ao processo em liberdade.

“As audiências de custódia são responsáveis pelo desencarceramento de pessoas que comentem crimes de menor potencial, menos lesivos à sociedade. Em verdade, a curva de criminalidade tem aumentado enquanto as prisões provisórias estão caindo no país. Os dados recentes mostram um decréscimo, que eu entendo que existe em razão da aplicação das medidas substitutivas de prisão e do uso das tornozeleiras eletrônicas, que hoje já é uma realidade no país”, afirmou a presidente da AMAERJ.

Leia também: Com participação da AMAERJ, Marcha pelo Autismo reúne 8 mil pessoas no Leblon
CNJ começa pesquisa sobre perfil dos juízes nesta segunda-feira
Justiça fará vídeoconferência para evitar deslocamento de 153 milicianos no Rio

O programa entrou no Complexo de Curado, no Recife. Com histórico de rebeliões, fugas e assassinatos, a unidade prisional é considerada a mais precária de Pernambuco, justamente, pela superlotação. O presídio tem 2 mil vagas e 6,5 mil detentos.  Veja o programa completo aqui.