Notícias | 10 de março de 2011 15:45

Projeto Justiça Itinerante do TJ do Rio será levado às UPPs

O Projeto Justiça Itinerante nas comunidades com Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) será apresentado ao presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rêbelo dos Santos, nesta quinta-feira, dia 10, às 13h30, no Salão Nobre, no 10º andar do TJ. Coordenadora do Projeto Justiça Itinerante, a desembargadora Cristina Gáulia vai expor ao presidente as linhas de ação e as características do programa, idealizado por ela para esses bairros pacificados.

O Justiça Itinerante consiste na visita programada e regular de um ônibus com estrutura de um órgão jurisdicional, dotado de equipamentos, mobiliário e pessoal, visando a atender demandas das áreas de Família, Infância e Juventude, Registro Civil e Juizado Especial Cível. A equipe de cada ônibus é composta por um juiz de Direito, um promotor de justiça e um defensor público, além de serventuários da Justiça e pessoal de apoio: motorista, segurança e técnico de informática.

O projeto foi concebido para levar o Poder Judiciário até o cidadão residente em municípios que ainda não dispõem ou estão distantes de fóruns. No ano passado, o programa atendeu 12.098 pessoas nas localidades de Mesquita, Duque de Caxias (Jardim Primavera), Tanguá, Macuco, Campos dos Goytacazes (Tocos), Comendador Levy Gasparian, São Gonçalo (Jardim Catarina), Areal, Carapebus e Campos dos Goytacazes (Santo Eduardo).

Fonte: TJ-RJ