AMAERJ | 19 de fevereiro de 2018 16:48

Programa da AMAERJ, ‘O Ideal é Real’ é destaque na GloboNews

FOTO: Reprodução

A cada ano, mais crianças e adolescentes com doenças crônicas ou necessidades especiais têm sido adotadas no país. A emissora à cabo GloboNews conversou com o juiz Sérgio Ribeiro e exibiu reportagem em que mostra a mudança de perfil dos adotados.

Presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso e diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da AMAERJ, o magistrado falou sobre o programa “O Ideal é Real”. A ação incentiva a adoção de crianças mais velhas, a partir de 8 anos de idade, adolescentes, grupos de irmão e crianças e adolescentes com problemas de saúde.

“As mais de 8 mil crianças e adolescentes que estão nos abrigos sem conseguir adoção, estão nesse grupo. Em razão disso, a AMAERJ lançou o projeto ‘O Ideal é Real’, com estratégias para propiciar o contato dos habilitados para adoção com essas crianças e adolescentes, já que eles chegam à Vara da Infância com uma criança idealizada. É preciso mostrar e permitir o contato deles com as crianças e adolescentes reais. Há vários casos de pessoas habilitadas para bebês sem problemas de saúde que ao terem contato com bebe com microcefalia ou adolescentes adotam essas pessoas”, disse Ribeiro.

Leia também: CNJ retoma amanhã julgamento sobre audiências de custódia do TJ-RJ
Órgão Especial remove 29 juízes da Entrância Comum
Judiciário contribuirá com a intervenção federal na segurança, diz presidente do TJ-RJ

A repórter Gabriella Bridi lembrou a alteração do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), em 2014, que agilizou a adoção de crianças e adolescentes com doenças crônicas ou deficiências. Ela apresentou alguns dados que comprovam o aumento da procura por jovens com estas características.

Em 2013, 100 crianças com doenças crônicas ou necessidades especiais foram adotadas. Em 2014 foram 154; 181, em 2015; 190 em 2016. Das 1.769 crianças adotadas em 2017, 236 tinham este perfil. Este ano 6 crianças especiais já foram adotadas.

Confira a reportagem na íntegra.