Notícias | 22 de março de 2011 16:49

Primeira edição do Juristur Universitário de 2011 continua hoje

O projeto Conhecendo o Judiciário / Juristur continua hoje, 22, com a visita dos universitários da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF). A visita do grupo de 40 estudantes começou ontem. Esta é a primeira turma recebida pelo projeto em 2011.

Hoje a visita começa pela Biblioteca do Tribunal de Justiça do Rio, segue para uma Câmara Cível e depois para uma Câmara Criminal, quando os estudantes tem a oportunidade acompanhar uma sessão. A vista termina em uma Vara Criminal.

Ontem, dia 21, os estudantes conheceram a história e as instalações do antigo Palácio da Justiça guiados pela museóloga  Blanca Dian, do Museu da Justiça. A visita começou no 1º andar com a explicação sobre a urbanização e construção do prédio. Depois, seguindo para o 3º andar, foi apresentada a parte decorativa do prédio e os vitrais. Em seguida os universitários conheceram o Salão Nobre, o Salão dos Espelhos e o Tribunal Pleno. A visita terminou com o Salão dos Passos Perdidos e o Tribunal do Júri.

Saindo do prédio do Palácio da Justiça a turma conheceu o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio e depois acompanhou uma sessão do I Tribunal do Júri.

Para participar do Juristur cada estudante tem que trazer 1kg de alimento não perecível para doação.  As inscrições continuam abertas para novos grupos pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.

Histórico

O Projeto recebeu no ano passado 384 universitário de doze instituições de ensino superior: Universidade Cândido Mendes (Ucam), Universidade Veiga de Almeida (UVA), Universidade Estácio de Sá (Unesa), Faculdade São José, Universidade Gama Filho(UGF), Faculdade de Ciências Jurídicas de Juiz de Fora (DOCTUM), Universidade Federal Fluminense (UFF), Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (SUESC), Faculdade OMNI de Itaboraí, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e UNISUAM.

Foram arrecadados 120 kg de alimentos só no último semestre de 2010 como taxa de participação.  As próximas turmas que participarão do Projeto serão da Universidade Candido Mendes (Ucam) de Padre Miguel e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). As inscrições continuam abertas para novos grupos pelo e-mail juristur@amaerj.org.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Amaerj