Brasil | 03 de setembro de 2018 16:55

No STF, Toffoli vai pautar julgamento de prisão após 2ª instância a partir de março

Dias Toffoli vai comandar o Judiciário no próximo biênio | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Prestes a assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli tem dito que pretende pautar o julgamento sobre a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância somente a partir de março.

Isso porque o ministro tem afirmado que quer esperar pelo menos um ano para colocar o tema novamente em discussão – em abril deste ano, o STF analisou um habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Lula contra a prisão dele após condenação em segunda instância.

Leia também: Procuradora-geral da República lamenta incêndio no Museu Nacional
Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos recebe inscrições
Simpósio internacional em Madri recebe artigos até outubro

Toffoli tem passado as últimas semanas organizando a equipe que o acompanhará no comando da Corte. A posse está marcada para 13 de setembro.

Ele escalou “um time de craques”, na definição de um interlocutor, para auxiliá-lo nos próximos dois anos no STF e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Toffoli já esboça as linhas do discurso que fará na posse. Quer sinalizar para a harmonia entre os poderes, a ideia do resgate do país.

Apontado por colegas como um ministro de perfil habilidoso, tem interlocução com os três poderes e pretende ampliá-la. Além disso, também sinaliza para as Forças Armadas: procurou recentemente o comandante do Exército, Villas Bôas, para pedir uma indicação de um nome para a assessoria pessoal do ministro. Villas Bôas atendeu ao pedido e apontou um nome de sua confiança para trabalhar ao lado do novo presidente da Corte.

Esta não é a primeira vez que o ministro convida um militar para trabalhar com ele. Quando estava na Advocacia-Geral da União, escalou um nome das Forças para ser secretário do órgão.

Mas não é só para fora que Toffoli articula. Ministros ouvidos pelo blog brincam que, até o fim de sua gestão, ele quer ajudar a pacificar a relação entre os ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes. “Ele colocou Mendes e Nelson Jobim, que não se falavam, para conversar. Quem sabe não veremos outro caso?”, disse um ministro do STF ao blog.

Prisão após 2ª instância

Para o gabinete que herdará de Carmen Lúcia, o ministro pretende levar toda a estrutura que já o atende, “da faxineira ao garçom”.

E sabe que não é só a sala que ele herdará da ministra. Sob a nova mesa, temas importantes e polêmicos o aguardam. É o caso da revisão da prisão após condenação em segunda instância.

Segundo o blog apurou, sempre que perguntado sobre isso, Toffoli descarta a possibilidade de pautar o tema neste ano. Repete que pretende esperar o caso do habeas corpus do ex-presidente Lula completar um ano para “mexer” neste assunto novamente.

O caso do HC preventivo de Lula – que o STF rejeitou – foi julgado em abril de 2018. Após a decisão, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região autorizou a prisão do ex-presidente, condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro.

A revisão da discussão sobre a segunda instância é defendida no STF por ministros, como Marco Aurélio Mello, e pelos advogados que defendem investigados da Lava Jato.

Fonte: G1