Notícias | 05 de dezembro de 2011 13:50

Presidente do TJ inaugura Centros de Mediação nas UPPs do Santa Marta e Pavão Pavãozinho

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, participou na última sexta-feira, dia 2, da inauguração dos Centros Comunitários de Mediação nas Unidades de Polícia Pacificadora das comunidades Santa Marta, em Botafogo, e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana. Durante a inauguração, o presidente lembrou a importância que esta iniciativa tem para as comunidades, a intenção do tribunal de trazer soluções para os conflitos e parabenizou-as.

“Hoje é um dia marcante para estas comunidades. É o Poder Judiciário se apresentando para ambas com a intenção de mediar conflitos e trazer soluções. Eu as parebenizo, pois é uma alegria ter comunidades totalmente pacificadas e que poderão contar com Tribunal de Justiça”. O desembargador também ressaltou as intenções do projeto que, juntamente com a Polícia Militar, é de ocupação social nas comunidades e de levar a justiça para dentro delas. “As comunidades podem se sentir orgulhosas por terem uma ocupação social e, através dela, o poder judiciário. Esta é a participação e presença do judiciário no desenvolvimento e articulação da mediação”.

A responsável pelo Programa de Mediação e Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargadora Marilene Melo Alves, também discursou e reafirmou a importância e a confiança mútua que há entre o Tribunal e as UPPs. “É hora de reafirmar a confiança do TJ e de todos com a Polícia Militar. Este projeto veio para dar respaldo as ações das UPPs em parceria com o Tribunal de Justiça, o que é importante para as comunidades e para toda a população”.

O evento contou também com a participação do coronel Rogério Seabra, comandante das UPPs, que tomou a palavra para concordar com os desembargadores e deixar claro quais as expectativas das Unidades de Polícia Pacificadoras para com a população. “A intenção dessas unidades é levar carinho e afeto para as comunidades e educá-las para resistirem às drogas”.

A iniciativa, que é resultado de uma parceria entre o TJ-RJ e o Governo do Estado do Rio, tem como objetivo proporcionar à população uma alternativa para a solução pacífica dos conflitos. Os mediadores serão os próprios policiais militares que participaram do curso de mediação.

Também participaram do evento os juízes auxiliares da Presidência Sandro Pitthan Espindola, José Roberto Portugal Compasso; capitão Rodrigo Francisco Andrada, comandante da UPP da Comunidade Santa Marta; Tatiana Carla Marques, investigadora de Polícia, representando o delegado Titular da 10ª DP Rodrigo Oliveira e Francisco Budal, diretor do GABPRES-DEACO, que presta apoio técnico e administrativo ao programa de mediação do TJ-RJ.

Com as inaugurações, sobe para cinco o total de Centros de Mediação instalados na cidade. Já estão em funcionamento as unidades do Batan, Formiga e Providência.

Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-RJ