Notícias | 18 de março de 2011 16:41

Presidente do TJ do Rio faz apelo a funcionários que se cadastrem como doadores de medula óssea

Sensibilizado com a situação vivida pelo pequeno Ricardo, de um ano e quatro meses de idade e portador de Leucemia Linfóide Aguda (LLA), o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, apela aos funcionários da Casa que se cadastrem como candidatos a doadores de medula óssea. Ele soube do caso, através do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, que lhe contou estar a criança, que é filha do analista judiciário Marcelo Antônio Tadeu Seixas Martins, vivendo momentos realmente muito difíceis, com tratamento árduo há mais de sete meses, no qual enfrenta sessões de quimioterapia com diferentes drogas venosas, intramusculares e intratecais, além de transfusões de sangue. Tendo sido submetida a um primeiro transplante, em razão da LLA, terá de passar por outro, agora em razão da Leucemia Mielóide Aguda (LMA), enfermidade rara em crianças.

“Já foram realizadas campanhas desse tipo no Tribunal e todos sabemos que, na verdade, é muito fácil candidatar-se a doador. Além disso, é extremamente gratificante saber que nosso gesto poderá salvar uma vida, como a de Ricardinho”, falou o presidente.

Quem quiser se cadastrar como candidato a doador deve ter entre 18 e 55 anos, gozar de boa saúde e comparecer a um dos endereços abaixo portando documento de identidade. Lá, será informado de todo o processo, esclarecendo eventuais dúvidas. Em seguida, será colhida uma amostra de sangue para ver a característica genética do doador, sendo os dados inseridos no cadastro do Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada, e uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

Os locais no Rio são: Hemorio (site www.hemorio.rj.gov.br) – Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio (próximo ao Campo de Santana e ao Hospital Souza Aguiar), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h , guichê 1; no INCA (Instituto Nacional de Câncer), na Praça Cruz Vermelha, Centro, de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h (www.inca.gov.br /conteúdo); ou ainda no Hospital Pedro Ernesto (HUPE), no prédio anexo ao HUPE, no setor de Hemoterapia, na Avenida 28 de Setembro 109 – Vila Isabel, também de segunda a sexta, das 8h às 12h30.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro