AMAERJ | 13 de novembro de 2018 14:40

Presidente do STF, juízes e professores da FGV preparam estudo sobre o Judiciário

Carlos Simonsen, Dias Toffoli, Fernando Azevedo e Silva, Jayme de Oliveira e Renata Gil

A AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e a FGV-Rio (Fundação Getulio Vargas) farão um estudo sobre a imagem do Judiciário, com a coordenação do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Aurélio Bellizze e a subcoordenação da presidente da AMAERJ e vice Institucional da AMB, Renata Gil. A pesquisa foi tratada, nesta terça-feira (13), em encontro com a participação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, no Rio de Janeiro.

“Fizemos uma avaliação do contexto político e econômico do País, de como o Judiciário se coloca neste universo. Precisamos avaliar a opinião da sociedade para que o Judiciário possa evoluir e ficar cada vez mais forte e independente”, afirmou Renata Gil.

Leia também: Toffoli se reúne com ministros, magistrados e pesquisadores na AMAERJ
Magistrados do Rio premiam vencedores do 7º Prêmio AMAERJ Patrícia Acioli de Direitos Humanos
Toffoli e Fux almoçam com ministros do STJ, presidentes de associações e magistrados

Para Toffoli, que completa dois meses na presidência do Supremo nesta terça-feira (13), o trabalho com as associações de magistrados é importante para promover a união da categoria e conhecer a opinião da sociedade em relação ao Judiciário.

“O Judiciário deve ter segurança jurídica e previsibilidade. Assim como a pesquisa ‘Quem somos. A magistratura que queremos’, este estudo será um marco histórico. As pesquisas são importantes para sairmos do achismo. Precisamos saber de que forma o cidadão vê o Judiciário”, disse o presidente do STF.

O ministro Bellizze ressaltou que a pesquisa trará resultados favoráveis que serão usados pelo STF na condução do  Judiciário.

O objetivo do estudo é conhecer a imagem que a sociedade faz da Justiça. O futuro ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva; o presidente da AMB, Jayme de Oliveira; o desembargador do TJ-RJ Ricardo Couto; e o presidente da FGV, Carlos Simonsen, participaram da reunião, que definiu o cronograma dos trabalhos. A pesquisa será feita pelo sociólogo e cientista político Antonio Lavareda.

Segundo Lavareda, a pesquisa apresentará o diagnóstico da imagem da Justiça brasileira baseado nas funções do Judiciário, na percepção da sociedade, na relação com outros Poderes e na oportunidade de melhorar a comunicação com o cidadão.