AMAERJ | 19 de outubro de 2017 15:35

Presidente da AMAERJ participa de seminário com ministros do STJ e magistrados do Rio

Cerca de 300 pessoas acompanharam o simpósio “O Novo CPC: Conflitos e Caminhos”, promovido pelo IMB (Instituto de Magistrados do Brasil) nesta quinta-feira (19), no Centro de Convenções Bolsa do Rio. A presidente da AMAERJ, Renata Gil, participou do evento, que reuniu os ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Paulo Sanseverino e Ricardo Cueva, e desembargadores do TJ-RJ.

Vice-presidente do STJ, Humberto Martins destacou a importância de discutir o Código de Processo Civil. “O processo de construção das leis é contínuo. Isso decorre do fato de que o direito é vivo, produto da razão, das aspirações e dos sentimentos das pessoas. A realização do simpósio é muito oportuno”, disse.

No evento, os magistrados homenagearam o jurista, desembargador e professor José Carlos Barbosa Moreira, morto em agosto, aos 85 anos.

“Não acho adequado falar em saudoso Barbosa Moreira. Ele é uma dessas raríssimas pessoas que não se consegue falar com o verbo no passado. Barbosa Moreira estará sempre presente nos seus acórdãos, livros e mensagens de amor ao direito. O IMB faz um ato de justiça ao dedicar o evento a ele”, afirmou o desembargador Sylvio Capanema.

Também compuseram a mesa de abertura os desembargadores do Rio Claudio de Mello Tavares (corregedor-geral da Justiça), Roberto Guimarães (presidente do IMB), Jacqueline Montenegro (presidente do TRE-RJ) e Ricardo Cardozo (diretor-geral da EMERJ), os advogados Luciano Bandeira (OAB) e Técio Lins e Silva (presidente do IAB), e Carlos Roberto Barbosa Moreira (filho de José Carlos Barbosa Moreira).

Ainda participaram do seminário os desembargadores Fábio Dutra, Regina Lúcia Passos, Alexandre Câmara, Cláudia Pires Ferreira e Sérgio Ricardo Fernandes, e o presidente do TRF-2, André Ricardo Fontes.

Leia também: ‘Precisamos de um esforço conjunto para o sistema judicial não entrar em colapso’, diz Salomão